Log in

Relatório de contas da Câmara da Lagoa aprovado por unanimidade

© DL
pubpub

Em reunião de câmara, no passado dia 27 de março, e em reunião de assembleia municipal, no passado dia 8 de abril, foram aprovados, por unanimidade, os documentos de Prestação de Contas, Relatório de Atividade e Gestão, respeitantes ao período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

De acordo com comunicado enviada pela Câmara da Lagoa, nesses documentos, elaborados de acordo com o normativo contabilístico Sistema de Normalização Contabilística de Administrações Públicas, consta a receita arrecadada durante o ano 2024, de 19.529.019,75 euros e a despesa efetuada, durante o mesmo período de 17.285.342,66 euros, após reprogramação de investimentos com fundos comunitários.

Por força do cumprimento destes objetivos, a autarquia refere que o município da Lagoa “obteve, em 2024, uma taxa de execução orçamental de 94,9% no orçamento global da receita e de 84,0% no orçamento global da despesa”.

“Em 2024, ocorreu uma diminuição de 21% da dívida de curto, médio e longo prazo, em relação a 2023. Significando uma redução de cerca de sete milhões de euros, desde o início do presente mandato”, explica, também, a autarquia.

A autarquia lagoense, destaca ainda que este resultado “é representativo da melhoria e eficiência financeira do município, estando a Lagoa abaixo do limite do endividamento, em mais de seis milhões de euros”.

A receita total de 2024 foi de 19.529.019,75 euros, mais 19,8% do que em 2023, sendo que as receitas correntes aumentaram em 20,8% (cerca de 2,4 milhões de euros). De igual modo, as receitas de capital aumentaram cerca de 1,1 milhões de euros (+33%).

“De referir que, se as circunstâncias económicas se mantiveram, juntamente com uma eventual manutenção do rácio de receitas e despesas da Câmara Municipal de Lagoa, existem condições para seja proposto, para 2026, um pacote de benefícios para as empresas e famílias, em substituição do atual pacote de medidas de mitigação dos efeitos da diminuição do poder de compra das famílias economicamente mais frágeis, salvaguardando a sustentabilidade das contas do município e a respetiva capacidade de investimento”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Frederico Sousa.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem