Log in

Rede Regional de Economia Social e Solidária abrangida por verbas do Quadro Comunitário de Apoio, reafirma Natércia Gaspar

Natercia-Gaspar-governo-Açores-solidariedade-social

A Diretora Regional da Solidariedade Social reiterou que o Governo dos Açores vai canalizar verbas do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 para “qualificar alargar e capacitar a Rede Regional de Economia Social e Solidariedade”. 

Natércia Gaspar frisou que os Açores são, até ao momento, a única região do país onde está previsto o apoio às empresas sociais. 

Entre as iniciativas previstas, a Diretora Regional destacou a dotação das instituições com “recursos, sistemas e métodos de gestão que as qualifiquem e modernizem”, a realização de ações de formação especializadas para os colaboradores da economia social e a criação e modernização de empresas de inserção. 

Natércia Gaspar falava  no âmbito de uma comunicação sobre ‘Impactos e Benefícios da Economia Social e Solidária nos Açores’, inserida no ciclo de conferências sobre o tema ‘Economia Social e Solidária: Desafios atuais e futuros’, em que esteve presente em representação da Secretária Regional da Solidariedade Social. 

Na sua intervenção, a Diretora Regional considerou “inquestionáveis os impactos e os benefícios da economia social e solidária nos Açores”, enquanto “agentes económicos criadores de riqueza, instrumentos de transformação e inclusão social, promotores do desenvolvimento, da coesão social e da igualdade de oportunidades”. 

Nesse sentido, defendeu “uma revolução cultural”, libertando as iniciativas da economia solidária de alguns preconceitos como “o emprego protegido” ou a “alegada concorrência desleal à economia” porque são “objeto de comparticipação financeira por parte do Estado”. 

A Rede de Economia Solidária dos Açores, segundo Natércia Gaspar, é constituída por 22 instituições sem fins lucrativos que apoiam e acompanham públicos em risco de exclusão social, promovendo a sua inclusão, nomeadamente através da formação e empregabilidade nas empresas de inserção, que desenvolvem atividades produtivas em áreas como carpintaria, cerâmica, pastelaria, cozinha, catering, turismo inclusivo, limpeza, costura e artesanato, artes gráfica e jardinagem.

DL/GaCS

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem