“Reabilitação de estradas promovida pelo Governo dos Açores assegura maior conforto e segurança”

O Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou esta quarta-feira, dia 28 de junho, no Nordeste, que a reabilitação de estradas promovida pelo Governo dos Açores dá prova da efetiva resposta do Executivo às necessidades das populações, procurando sempre a melhoria da qualidade de vida no arquipélago.

Vítor Fraga, que falava na inauguração da requalificação da ligação Povoação-Nordeste, no troço da Estrada Regional N.º 1-1.ª entre Garcias e Água Retorta, salientou que esta obra garante “maior conforto e segurança aos habitantes, mas também aos muitos visitantes que por aqui passam”.

O Secretário Regional realçou que este tipo de intervenções “demonstra o empenho no cumprimento dos compromissos que assumimos, ao nível da rentabilização dos recursos da Região e na qualificação de infraestruturas públicas”.

Segundo o executivo regional, na sua intervenção, salientou que todos os concelhos têm as suas especificidades, que devem ditar as prioridades nas intervenções, frisando que “a ligação entre o Nordeste e a Povoação mereceu atenção especial pelas diversas calamidades que a assolaram no passado recente, às quais o Governo dos Açores nunca deixou de dar resposta imediata, com intervenções no terreno”.

A obra hoje inaugurada representa um investimento de mais de 1,7 milhões de euros, numa intervenção com um total de 7,6 quilómetros, tendo as empreitadas sido adjudicadas a empresas regionais, “contribuindo para a dinamização do setor da construção civil da Região após o seu reajustamento às necessidades do mercado”, afirmou o titular da pasta das Obras Públicas.

As intervenções consistiram na construção de valetas em betão para melhoria do sistema de drenagem e na reabilitação dos pavimentos, além da colocação de guardas de segurança mistas e da execução de sinalização vertical e horizontal.

A obra agora inaugurada integra um conjunto de intervenções realizadas no concelho do Nordeste que permitem o melhoramento das condições de circulação entre concelhos na ilha de São Miguel.

“Neste sentido”, afirmou Vítor Fraga, “o Governo dos Açores propõe-se ainda realizar a intervenção na Estrada Regional N.º 1-1.ª, entre a Pedreira e o Miradouro da Ponta do Sossego, que consistirá na pavimentação de uma extensão total de cerca de quatro quilómetros”.

O Secretário Regional recordou que esta via “foi fortemente fustigada” pelas calamidades ocorridas no concelho do Nordeste em setembro de 2015.

Está também prevista, acrescentou Vítor Fraga, a empreitada de beneficiação e requalificação da entrada nascente da Vila da Povoação.

Estas empreitadas encontram-se em fase de adjudicação e consignação, respetivamente, representando um investimento global superior a 2,5 milhões de euros, com previsão de início de execução em setembro de 2017.

O Secretário Regional recordou ainda as empreitadas efetuadas no campo da sinalização horizontal que têm decorrido e estão a decorrer nas estradas regionais de todas as ilhas, representando um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário