Rabo de Peixe proporciona experiência no mar aos participantes do Summer CEmp

© JFRP/ACÁCIO MATEUS

A quinta edição do Summer CEmp – escola de verão da Comissão Europeia em Portugal – está a decorrer até ao dia 30 de agosto e, neste domingo, passou por Rabo de Peixe e as atividades começaram bem cedo.

Logo de manhã, ainda o sol não tinha raiado, o presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, dava as boas-vindas a um grupo de participantes que se preparava para ir ao mar à boleia de cinco barcos que habitualmente saem para a faina da pesca.

“A intenção desta saída foi a de proporcionar aos participantes o contato direto com a pesca, com as artes de pesca e a importância de protegermos o nosso mar, o mar dos Açores. Para além disso, é importante que estes jovens sintam e percebam na prática as vicissitudes de uma arte que não é para todos, mas que alimenta muita gente”, salientou Jaime Vieira.

Durante cerca de uma hora no mar, os participantes inteiraram-se das dificuldades com que os pescadores se deparam no dia-a-dia, principalmente quando as condições atmosféricas não permitem pescar, mas também puderam experienciar o saber receber generalizado e o à-vontade de cada armador para esclarecer dúvidas.

Um pouco mais tarde, já em terra firme, tiveram lugar vários debates na Casa da Beneficência que abordaram temáticas diversas, desde a globalização a instrumentos de navegação, terminando com uma questão: “Esta Europa é para todos?”

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário