Rabo de Peixe promove arraial do sarapatel

Empenhada em manter vivas as tradições de outros tempos, a junta de freguesia de Rabo de Peixe promove na noite deste sábado, 24 de setembro, a partir das 20h00 horas, a quarta edição do arraial do sarapatel, evento que terá lugar no largo padre António Vieira, junto à igreja da vila.

“Esta é uma iniciativa da junta de freguesia de Rabo de Peixe que tem como objetivo recuperar e valorizar tradições antigas e típicas das nossas gentes e que, ainda hoje, constituem uma base da alimentação”, adiantou Jaime Vieira. O presidente da junta de freguesia realçou ainda o intuito de “divulgar as tradições ligadas às matanças de porco que eram, antigamente, um momento importante nos meios rurais”.

O arraial do sarapatel pretende, acima de tudo, “proporcionar às pessoas um serão agradável através da degustação de receitas antigas feitas à base dos produtos das matanças”, acrescentou. O sarapatel, também conhecido como debulho, é confecionado de várias maneiras e a forma como é empratado também muda de localidade para localidade.

A noite vai contar com animação musical ao vivo que também remete para os tempos dos nossos avôs e bisavôs e será possível ver no local como era confecionado o sarapatel com recurso aos utensílios antigos, como a colher de madeira ou a panela de ferro. A entrada é gratuita, bem como a distribuição do sarapatel a todas as pessoas que o queiram provar.

© JF RABO DE PEIXE

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário