Rabo de Peixe inaugura novo campo de jogos como “investimento nas gerações mais jovens”

© MIGUEL MACHADO

Foi inaugurado o novo campo de jogos do Bom Jesus, situado na rua da Eira, vila de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, este domingo, 3 de março.

A cerimónia contou com a presença do presidente do Governo regional dos Açores e do executivo da Câmara Municipal da Ribeira Grande, liderado pelo seu presidente, Alexandre Gaudêncio, e com elementos da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, liderada pelo seu presidente, Jaime Vieira e por diversas entidades juntas de freguesia do concelho.

O presidente do Governo regional, José Manuel Bolieiro, valorizou o investimento municipal, um pedido de “há muito” da população que é agora “uma realidade”.

Bolieiro lembrou a proximidade de uma escola do campo desportivo, e deixou ainda uma mensagem de incentivo à prática de atividades físicas: “É no desporto que mais incentivamos o reconhecimento do esforço e a superação das capacidades, o que ajuda a dar cultura à personalidade dos nossos jovens quando sabem que para alcançar algo que desejam é preciso esforço”.

Já Alexandre Gaudêncio, disse que o “novo espaço foi pensado estrategicamente para dar resposta aos jovens desta vila na adoção de estilos de vida saudáveis, como é o caso do desporto”.

Segundo a autarquia ribeiragrandense, o novo espaço desportivo, para além de por fim aos anseios do Clube Desportivo da Vila de Rabo Peixe, foi construído junto à Escola Rui Galvão de Carvalho com o intuito de dar uma nova centralidade à vila e estreitar a relação entre a escola e a prática desportiva.

“Este é o início de uma cidade desportiva que se pretende criar, apostando numa complementaridade entre as novas estruturas desportivas da escola e este local. É por isso um contributo que deixamos para o futuro coletivo de Rabo de Peixe”, afirmou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira, realçou que “cada investimento nesta terra é um investimento no futuro e nas gerações mais jovens, não fôssemos a vila mais jovem do país”, valorizando desta forma o investimento como a concretização de um “sonho”.

 “É importante que todos tenhamos a noção que um cêntimo investido no desporto é menos um euro que se gasta no combate aos malefícios dos problemas gravíssimos ao nível das dependências, como é o caso das drogas sintéticas que estão a assolar toda a sociedade e que aqui, em Rabo de Peixe, não é diferente”, disse.

“O desporto, no geral, é uma boa ferramenta para prevenir e tornar uma sociedade mais saudável e, hoje, Rabo de Peixe está de parabéns, pois é dia de festa e uma alegria podermos devolver à nossa população o seu campo de futebol, que tanto ansiava”, salientou Jaime Vieira.

Será lançado até ao final do mês de abril a segunda fase da obra, que prevê a construção de novas áreas de apoio à prática desportiva, tais como uma sede social do Clube Desportivo de Rabo de peixe, um ginásio, uma lavandaria, e uma sala de conferências. Além disso, está também comtemplada a expansão da bancada em toda a extensão da zona lateral do campo de jogos.

Para a segunda fase, a autarquia da Ribeira Grande prevê investir mais 700 mil euros.

A empreitada de construção do novo Campo de Jogos do Bom Jesus teve um custo de 1,7 milhões de euros, sendo este um investimento suportado exclusivamente pela autarquia da Ribeira Grande.

A obra do campo de Jogos do Bom Jesus, é composto pelo conjunto edificado constituída pela receção, posto de socorros, balneários dos árbitros, balneários de equipa visitada e equipa visitante.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário