Log in

“Queijada de batata” em destaque na 2ª sessão do INSPIRAL

O Cine Teatro Francisco D’Amaral Almeida, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, será palco, já este sábado, dia 6 de outubro, a partir das 21h00, da 2ª sessão do Inspiral, desta feita com o concerto de Nathan Ball, oriundo do Reino Unido.

O local escolhido para a realização deste evento foi inaugurado em 1913, pelo lagoense Francisco d’Amaral Almeida, com o principal objetivo de educar os munícipes, através do teatro e da expressão das artes do espetáculo, considerando-se um meio de civilização, que proporcionou à Lagoa um enriquecimento cultural.

De referir que, Francisco d’Amaral Almeida nasceu na freguesia do Rosário, em 1873 e faleceu em 1948, com 74 anos, tendo sido pioneiro no desenvolvimento e progresso da Lagoa, nomeadamente quando desenhou a planta do Cine Teatro Lagoense, moldando quatro figuras femininas para a sua fachada, que simbolizavam as quatro estações do ano.

Para além da vertente musical, o Inspiral contará com a projeção de um videoclip, centrado em diversos aspetos da vida do concelho lagoense na segunda metade do século passado, constituindo um apontamento nostálgico com o qual se visa homenagear a vivência passada do edifício.

A par disso, a gastronomia também estará presente, mais especificamente com biscoitos, laranjada e kima da Cervejaria Melo Abreu e chá verde da Fábrica de Chá Gorreana.

Em destaque, na doçaria, estará a “Queijada de Batata”, produzida, em exclusividade, pelo Centro Social e Cultural da Atalhada (CSCA). Uma receita original, com mais de 20 anos, concebida no âmbito da pastelaria dessa instituição, que se tornou num produto de qualidade, divulgado a nível nacional.

De referir que, o Centro Social e Cultural da Atalhada é uma instituição particular de solidariedade social, criada em 1997, cujo objetivo passa por gerir projetos de luta contra a pobreza, visando o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho de Lagoa.

No âmbito da estratégia de desenvolvimento cultural para a Lagoa, a Câmara Municipal continua, deste modo, a promover os seus espaços culturais, as suas tradições, apostando também, neste evento, na divulgação das instituições do concelho lagoense.

De salientar que outras sessões estão previstas para este ano, no âmbito do Inspiral, mais precisamente no dia 3 de novembro, Luís Alberto Bettencourt irá atuar, no Museu Etnográfico do Cabouco, e o internacional Adam Barnes marcará presença, no dia 1 de dezembro, na igreja do Convento dos Franciscanos, em Santa Cruz.

DL/CML

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem