Log in

“Qualidade dos produtos agrícolas terá, cada vez mais, por base parâmetros ecológicos”

qualidade-dos-produtos-agricolas-tera-cada-vez-mais-por-base-parametros-ecologicos

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou esta sexta-feira, dia 30 de setembro, em Ponta Delgada, que a qualidade dos produtos agrícolas “terá, cada vez mais, por base parâmetros ecológicos, honrando obrigatoriamente os princípios da proteção integrada”.

“Com vista à preservação dos ecossistemas agrários e ao fomento da biodiversidade, pilares fundamentais para uma Região como os Açores”, frisou Luís Neto Viveiros, numa intervenção na abertura do seminário ‘A Segurança no Manuseamento e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos’.

O Secretário Regional considerou “da maior importância” esta iniciativa em que participam diversas entidades nacionais e regionais, salientando que os produtos fitofarmacêuticos devem, por um lado, ser “economicamente viáveis e acessíveis” e, por outro, “capazes de revelar eficácia em relação aos inimigos das culturas, mas simultaneamente respeitadores do homem e do ambiente”.

Por isso, salientou, o avanço científico “também deverá orientar-se para a redução do risco e do impacto ambiental, assegurando, ao mesmo tempo, a credibilidade e valorização da atividade agrícola associada à proteção fitossanitária das culturas”.

Neto Viveiros sublinhou que “a proteção integrada consiste, assim, em avaliar, de forma ponderada, todos os métodos de proteção das culturas disponíveis”, acrescentando que, nesse sentido, “a atualização regular dos conhecimentos dos técnicos e agricultores” constitui uma prioridade para o Governo dos Açores.

“Neste domínio, a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente afetou mais de meio milhão de euros nos últimos quatro anos a ações de formação”, adiantou Neto Viveiros, destacando os cursos de habilitação dos aplicadores e habilitação profissional nas áreas de proteção integrada e agricultura biológica.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem