Proteção Civil desloca meios para acompanhar situação sísmica em São Jorge

© D.R.

Em comunicado enviado à imprensa, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que se encontra a acompanhar, através do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), a atividade sísmica constante que se tem vindo a registar desde as 17h00 do dia de ontem, 19 de março, na ilha de S. Jorge.

O SRPCBA solicitou ao Comando Operacional dos Açores o apoio das Forças Armadas para o empenhamento de uma aeronave C-295 da Força Aérea para se proceder ao transporte, esta manhã, 20 de março, de uma equipa de técnicos do CIVISA para a ilha de S. Jorge, com o intuito de avaliar a situação no terreno.

Em caso de necessidade e mediante as conclusões da análise que está a ser efetuada pelos técnicos do CIVISA, o SRPCBA tem preparada uma equipa com elementos deste serviço e com equipamento de telecomunicações para ser projetada para S. Jorge.

Com o objetivo de transmitir a informação recolhida até ao momento, o SRPCBA contactou os presidentes das Câmaras Municipais e os Corpos de Bombeiros de Velas e de Calheta para se manterem vigilantes e poderem auxiliar a população local no que for necessário.

Apela-se à população que mantenha a calma e que siga as informações e recomendações difundidas pelas autoridades. 

O SPRCBA garante que continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados caso se justifique.

Desde ontem que a ilha de Sâo Jorge registou mais de 30 sismos estando a ilha, de acordo com o CIVISA, com os valores de referência acima do normal.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário