Projetos de inserção socioprofissional de pessoas com deficiência são “contributo efetivo para uma sociedade mais inclusiva”

dav

A Secretária Regional da Solidariedade Social defendeu a forma como os projetos de inserção socioprofissional destinados a pessoas com deficiência, financiados pelo Governo dos Açores, têm representado “um contribuído efetivo para uma sociedade mais inclusiva”.

Andreia Cardoso visitou duas empresas que acolhem participantes do programa ‘EmpregOn’, um projeto-piloto na área da empregabilidade para pessoas com deficiência que visa promover a sua inserção no mercado de trabalho e atividades socialmente úteis que contribuam para a autonomia financeira e a participação ativa na sociedade em que se inserem.

O projeto ‘EmpregOn’, integralmente financiado pelo Governo dos Açores e desenvolvido pela Casa de Saúde de São Rafael, já conseguiu integrar nove dos 10 beneficiários no mercado de trabalho a tempo inteiro, em diversas empresas locais da ilha Terceira.

A Secretaria Regional da Solidariedade Social financia na totalidade dois projetos-piloto desta natureza, nomeadamente o ‘EmpregOn’, na área da empregabilidade, em parceria com a Casa de Saúde de São Rafael, e o ‘Semente(s)’, na área das atividades socialmente úteis, em parceria com a Cáritas da ilha Terceira.

Simultaneamente, está em marcha um incentivo à contratação de pessoas com deficiência, através do recurso a programas do mercado social de emprego, nomeadamente o PROSA, ao qual já aderiram a ACM – Associação Cristã da Mocidade, na ilha Terceira, com nove pessoas contratadas, e a APADIV – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha Faial, com quatro contratações.

Estes projetos inserem-se em ações previstas no Plano de Ação Bianual 2018-2019 da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, assim como vão ao encontro dos objetivos do Programa do Governo dos Açores, em matéria de solidariedade social, no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário