Log in

Projeto Ler+ vai ser alargado a todas as ilhas

O projeto Ler+ vai ser alargado, ao nível do 1.º Ciclo, a todas as ilhas dos Açores, numa parceria com a Rede Regional de Bibliotecas Escolares.

Segundo o Diretor Regional da Educação, que falava no encerramento do II Encontro de Boas Práticas da Rede Regional de Bibliotecas Escolares, destacou o trabalho que tem sido desenvolvido por esta Rede na promoção da leitura e, consequentemente, no sucesso dos alunos açorianos.

José Freire referiu ainda a intenção do Governo dos Açores de desenvolver um projeto de mecenato escolar, envolvendo várias entidades da Região, com vista a proporcionar melhores condições às escolas e às bibliotecas escolares para o desenvolvimento de projetos e atividades pedagógicas inovadoras.

Este Encontro de Boas Práticas teve como ponto orientador o tema “Aprender com as Bibliotecas Escolares” e a formação de leitores competentes como pilar prioritário do ensino.

A reunião permitiu um encontro de várias entidades transversais à sociedade açoriana, uma vez que acolheu instituições do sistema de ensino, mas também outras entidades que se têm envolvido na promoção da leitura e do ensino em geral.

A exposição a um maior número de palavras na infância e juventude, de acordo com estudos recentes, está diretamente relacionada com as condições sócio-económicas e com o sucesso profissional, pelo que a missão da Rede Regional de Bibliotecas Escolares tem uma importância muito relevante no desenvolvimento económico da Região, dadas as suas atividades promotoras da leitura nos diferentes ciclos de ensino, não só entre alunos, mas envolvendo igualmente as famílias, num contexto essencial para o sucesso das políticas educativas do Governo dos Açores.

O encontro serviu ainda como plataforma de partilha de boas práticas a nível regional e nacional, tendo contado com a participação do Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, José Saro.

As bibliotecas escolares constituem um modelo de referência em termos de atividades junto de alunos e professores, contribuindo para o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar (ProSucesso) nas unidades orgânicas escolares da Região.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem