Programa Especial Educativo vai abranger todo o concelho da Ribeira Grande

© DR

A secretária regional da Educação dos Açores anunciou hoje que o programa educativo de apoio criado para Rabo de Peixe vai abranger as restantes escolas da Ribeira Grande, que foi elevado a concelho de alto risco.

“Começámos com um programa destinado a Rabo de Peixe, porque é a zona geográfica em que os alunos estão há mais tempo sem aulas presenciais, no regime de ensino à distância. Doravante, com a necessidade de encerrarmos mais escolas por razões profiláticas, um programa semelhante será construído em conjunto com cada uma das escolas”, afirmou hoje Sofia Ribeiro.

A governante concretizou ainda que “as escolas, neste caso, do concelho da Ribeira Grande, estão já a começar a preparar um programa semelhante, que terá nuances diferentes consoante as necessidades específicas das escolas”.

Sofia Ribeiro falava aos jornalistas no arranque desta modalidade criada para a freguesia de Rabo de Peixe, que esteve em cerca sanitária desde 15 de janeiro.

O Governo Regional anunciou hoje o levantamento da cerca sanitária nesta freguesia do concelho da Ribeira Grande, mas aumentou as medidas de contenção em todo o concelho, que passa agora a ser considerado “de alto risco”.

As medidas previstas para concelhos de alto risco de contágio da doença covid-19 preveem a “implementação do regime de ensino à distância em todos os estabelecimentos de ensino que se possam manter abertos” e o “encerramento de creches e ATL”.

Quanto à implementação do Programa Especial Educativo em todo o município, a responsável pela tutela avançou que já foram contactados os conselhos executivos das escolas para “começar, desde já, a trabalhar e a montar esse plano”, mas não avança com uma data, garantindo, no entanto, que entrará em funcionamento “com a maior urgência possível, dependendo das características” de cada escola.

Este modelo, que já abrange 2.000 alunos dentro da freguesia de Rabo de Peixe, é um programa de apoio presencial facultativo, que “pretende complementar o ensino à distância” e prestar “um apoio extra ao trabalho e estudo dos alunos, visando igualmente o seu acompanhamento emocional e o reforço propedêutico das normas sanitárias que devem ser tomadas por todos nós no combate a esta pandemia”, explicou a responsável pela tutela na passada sexta-feira, quando o programa foi anunciado.

As atividades presenciais previstas “decorrerão nos vários estabelecimentos de ensino da EBI [Escola Básica Integrada] de Rabo de Peixe e da Escola Profissional da Ribeira Grande, que se situam na Vila de Rabo de Peixe, na zona exterior à cerca sanitária, bem como no Centro de Artes e Ofícios desta instituição de ensino, em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande”.

Lusa/ DL

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário