Log in

Programa de Voluntariado Sénior arranca na ilha de S. Miguel em janeiro

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou que o Programa de Voluntariado Sénior, dirigido a adultos a partir dos 55 anos, arranca em janeiro, na ilha de S. Miguel.

Andreia Cardoso, que falava no I Fórum Regional do Voluntariado, salientou que este novo programa visa “promover uma maior participação dos mais velhos na vida comunitária, social e cultural após a saída do mercado de trabalho”.

Este programa consiste na disponibilização de vários projetos promovidos por entidades públicas e privadas nas mais variadas áreas, como desporto, cultura, educação, natureza e social, e prevê formação inicial e específica.

A titular da pasta da Solidariedade Social adiantou que o primeiro grupo de formação de voluntários seniores arranca na semana de 20 a 24 de janeiro, na ilha de S. Miguel, sendo posteriormente replicado nas outras ilhas dos Açores.

Andreia Cardoso disse que esta medida, prevista no Plano de Ação para o biénio 2018-2019 da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, se enquadra no desenvolvimento de estratégias para promover o envelhecimento ativo previsto pelo Governo dos Açores.

A Secretária Regional sublinhou que a ação de voluntariado não faz “só diferença na vida dos outros, mas também na vida dos próprios voluntários”, destacando os benefícios para a saúde física e mental de quem faz voluntariado em qualquer idade.

A governante destacou o papel do voluntário e a importância desta tarefa, anunciando ainda a criação de um Troféu do Voluntariado específico para a Região Autónoma dos Açores, à semelhança do que já acontece a nível nacional, por forma a “valorizar estas boas práticas”.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem