Log in

Programa de apoio à restauração e hotelaria já comparticipou vendas de um milhão de euros de produtos regionais

açores-produtos-marca

O Vice-Presidente do Governo dos Açores revelou que o Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a Aquisição de Produtos Regionais (PARHAPR) “tem superado” as expetativas, na medida em que, “no pouco tempo de implementação, já permitiu ao setor produtivo açoriano vender cerca de um milhão de euros de produtos regionais“.

Sérgio Ávila considerou que “este resultado é, sem dúvida, extremamente positivo, tendo em conta que já foram aprovadas 84 candidaturas, que correspondem à comparticipação aos restaurantes e hotéis da região de mais de 95 mil euros para aquisição de produtos regionais”.

O Vice-Presidente do Governo salientou que o PARHAPR foi criado “não só como apoio aos setores da restauração e da hotelaria, possibilitando às empresas uma redução de custos, mas também para ajudar a dinamizar a produção regional, na medida em que fomenta o consumo de produtos locais”. 

O Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a Aquisição de Produtos Regionais tem por objeto a promoção da competitividade e inovação no setor da restauração e hotelaria açoriana, através da utilização predominante de produtos regionais.

Esta medida procura, por um lado, estimular o setor produtivo regional e, por outro lado, incrementar a utilização dos produtos marcadamente açorianos na confeção de pratos típicos regionais, sem prejuízo da qualidade e da inovação que importa implementar.

Através deste programa, os estabelecimentos de restauração e hotelaria poderão beneficiar de um apoio financeiro de 10% nas despesas efetuadas com a aquisição de produtos regionais.

No caso de produtos regionais com certificação ‘Indicação Geográfica Protegida’ (IGP), ‘Denominação de Origem Protegida’ (DOP), ‘Denominação de Origem Controlada’ (DOC) ou ‘Artesanato dos Açores’, o apoio financeiro é majorado em 40%, sendo, deste modo, de 14% a taxa de comparticipação a aplicar.

O apoio financeiro não pode exceder anualmente o montante de cinco mil euros por estabelecimento e de 15 mil euros por empresa.

Podem beneficiar deste programa todas as empresas privadas e cooperativas que exerçam na região atividades de alojamento, restauração ou equiparáveis.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem