Professor Jorge Amaral homenageado com inauguração de pavilhão desportivo nos Remédios

© CML

Foi inaugurado, este sábado, 2 de março, o novo Pavilhão Desportivo Professor Jorge Amaral, no lugar dos Remédios, em Santa Cruz, no concelho da Lagoa.

O Agrupamento de Escuteiros Nº 1290 da Paróquia de Santa Cruz abriu o momento com a sua fanfarra, seguido das atuações da Sociedade Filarmónica Estrela D’Alva e do coro infantil da Associação Musical de Lagoa.

Na ocasião, Cristina Calisto salientou “a aposta que tem sido feita, nos últimos anos, no lugar dos Remédios, onde está situado um dos trilhos pedestres mais visitados da ilha de São Miguel, a Casa da Água Trail Point, que foi um projeto do Orçamento Participativo Jovem, e o merendário que foi renovado. Adquirimos, também, um terreno no Caminho do Mato para resolver o problema do estrangulamento de trânsito que existe naquela via. São investimentos que vêm transformar a vida da comunidade dos Remédios. Hoje, inauguramos este pavilhão, cumprindo a nossa promessa de uma política direcionada também para a juventude e o desporto”. A presidente de Câmara Municipal ressalvou, ainda que, “a missão deste executivo é cumprir com as expetativas da comunidade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os lagoenses”.

De acordo com nota de imprensa enviada às redações pela autarquia lagoense, o equipamento desportivo municipal foi requalificado, passando a dispor de uma cobertura, de um piso multifuncional para a prática de várias modalidades, balneários totalmente remodelados e uma bancada aprimorada e com acessibilidade para as pessoas com mobilidade reduzida.

O pavilhão foi também dotado de um sistema de segurança contra incêndios, um sistema de vídeo vigilância, sistema de águas quentes sanitárias e iluminação renovados.

© CML

A atribuição do nome do pavilhão ao professor Jorge Amaral foi, de acordo com a presidente da Câmara, porque a autarquia quis “homenagear uma pessoa incontornável da nossa sociedade. Esta é uma justa homenagem, não só por ter sido sempre uma pessoa ligada ao desporto, mas por aquilo que era como ser humano, um homem de causas sociais, que viveu e participou em tantos momentos da vida social e cultural da Lagoa. Um homem que deixa saudade e cujo nome fica hoje perpetuado neste pavilhão”.

O filho do professor, Paulo Jorge Amaral, agradeceu a homenagem feita ao seu pai pelo Município de Lagoa e recordou não só o seu papel importante na comunidade desportiva, social e cultural lagoense, mas as memórias que deixou nos seus antigos alunos. “Aquilo de que o meu pai mais se orgulhava era de ter deixado uma marca nos seus alunos, que mesmo passados muitos anos, quando o abordavam e lhe chamavam de meu professor”.

Seguiu-se, depois, a atuação do Coro Infantil da Associação Musical de Lagoa que abriu o início da demonstração das várias modalidades que podem ser praticadas naquele pavilhão, como futsal, voleibol e basquetebol, com a participação de jovens atletas da Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo, Atalhada Futebol Clube, Associação Cultural Desportivo do Cabouco e Clube Desportivo Escolar de Água de Pau.

Estiveram presentes, na cerimónia de inauguração, a presidente a Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, acompanhada do seu executivo, o presidente da Assembleia Municipal, Rodrigo Oliveira, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, Sérgio Costa, o antigo Presidente do Governo regional dos Açores, João Bosco Mota Amaral, os familiares do professor Jorge Amaral, deputados regionais e municipais, o pároco da Igreja Matriz de Lagoa, padre Eurico Caetano, e vários representantes de instituições do concelho.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário