Log in

Produção de mel nos Açores gera receita anual de um milhão de euros

Segundo o Diretor Regional da Agricultura, anualmente, são produzidos nos Açores mais de 100 toneladas de mel, que geram uma receita de cerca de um milhão de euros, através da comercialização de mel, mas também da cera, da geleia real, entre outros produtos.

José Élio Ventura frisou que a apicultura desempenha também um papel muito importante para todo o setor agrícola, tendo em conta que as abelhas atuam como polinizadores naturais, aumentando a rentabilidade das produções agrícolas, mas também na polinização de outras plantas, preservando-as e, consequentemente, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas e manutenção da biodiversidade.

O diretor regional destacou o facto da apicultura nos Açores ter registado uma evolução muito significativa na última década, um vez que o número de apicultores e de apiários mais do que duplicaram e o número de colónicas cresceu 60%.

Presentemente existem na Região 450 apicultores, 900 apiários e 7500 colónias, sendo que as ilha de São Miguel, Pico e Terceira representam mais de 70% dos apicultores registados na Região.

José Élio Ventura destacou, também, a importância da Região ter um Plano Estratégico para a Apicultura, já apresentado em várias sessões públicas, um documento vital para fomentar e desenvolver esta setor nos Açores na próxima década.

DL/Gacs

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem