Presidente do Governo anuncia programa para formar novas amas

O Presidente do Governo dos Açores anunciou que vai arrancar, no próximo mês, um programa para formar novas amas em São Miguel e na Terceira, que permitirá aumentar em mais de 50 por cento a capacidade desta resposta disponibilizada às famílias jovens das duas ilhas.

“Posso anunciar que terá início, já a 1 de outubro, um programa formativo para novas amas nas ilhas de São Miguel e Terceira, que abrange, nesta primeira fase, um máximo de 24 participantes, as quais, após a conclusão da sua formação, vão poder acolher cerca de 100 crianças, o que representa um crescimento de mais de 50 por cento da resposta atualmente disponível nestas duas ilhas”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na inauguração da nova creche e ATL inclusivo da Casa de Povo de Água de Pau, no concelho da Lagoa, um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e que disponibiliza mais de 70 vagas no conjunto das duas valências.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que este investimento resultou de parcerias entre o Governo dos Açores, a Câmara Municipal da Lagoa e a Casa do Povo de Água de Pau, que permitiram que “fosse mais fácil a sua concretização”, em benefício da população desta vila.

Nesse sentido, adiantou que, de uma taxa de cobertura de creches e amas que rondava os 30 por cento na Região há cerca de cinco anos, foi possível chegar aos atuais 44 por cento, o que, na prática, representa um “reforço de mais 600 vagas disponíveis em creches e amas por todos os Açores”.

No âmbito desta medida que está em funcionamento, o Presidente do Governo deu o exemplo de um casal jovem com três filhos – na creche, jardim-de-infância e ATL – que, por via dos descontos previstos, poupa mais de 700 euros por ano nas mensalidades que paga.

O Presidente do Governo salientou, por outro lado, que a nova creche e ATL de Água de Pau se integra numa estratégia mais vasta e que está a ser concretizada por todas as ilhas da Região.

Neste momento, está já em curso a construção e a requalificação de oito creches, jardins-de-infância e ATL e, em breve, vai avançar a construção de mais três equipamentos deste género, o que permitirá disponibilizar perto de 200 vagas, que “estarão disponíveis nos próximos anos e que constituem um imprescindível apoio às famílias açorianas”, afirmou Vasco Cordeiro.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário