Presidente da Assembleia Legislativa presente nas celebrações do Dia de Portugal na Califórnia

Os portugueses “são exemplares na sua integração nos países de acolhimento, assimilando parte dos hábitos e costumes, mas, no entanto, não são capazes de abandonar as suas raízes”, foram as palavras da Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na sessão de abertura das Comemorações do Dia de Portugal em São José, Califórnia.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, Ana Luís falou para a comunidade portuguesa, para os seus representantes e líderes que, no Kelly Park, celebraram o Dia Maior da Nação Portuguesa, saudando em especial os açorianos, que neste Estado representam cerca de 90% da comunidade portuguesa.

Na sua intervenção, a Presidente da Assembleia lembrou a situação difícil vivida atualmente pela comunidade portuguesa que se encontra na Venezuela e salientou que “num mundo cada vez mais inseguro e intolerante, os portugueses sobressaem e são reconhecidos internacionalmente como uma sociedade pacífica e solidária”.

Depois de integrar a Parada do Dia de Portugal e de visitar o Portuguese Historical Museum, Ana Luís conviveu com a comunidade presente, sensibilizada pelo empenho e trabalho desenvolvido em prol da preservação da identidade nacional e da sua divulgação às gerações mais jovens.

Antes das celebrações, a Presidente da Assembleia Legislativa visitou a Rádio Comercial Portuguesa – KSQQ. Na sua conversa radiofónica, Ana Luís sublinhou a ação voluntária e altruísta demonstrada pelos membros desta comunidade para com a sua Pátria. Grata por todo o acolhimento, disse ser “emocionante sentir Portugal tão longe de casa” e confessou que parte para os Açores de “coração cheio”.

DL/Alra

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário