Log in

“Presidências”, livro de Júlio Oliveira, retrata um século de mandatos da câmara da Lagoa

© D.R.
pubpub

A igreja do Convento de Santo António, em Santa Cruz, na Lagoa, recebe no próximo dia 16 de setembro, pelas 18h30, o lançamento do livro “Presidências – Um retrato biográfico-autárquico a vinte presidentes da Câmara Municipal de Lagoa – Açores”.

De acordo com nota de imprensa enviada pelo autor lagoense, Júlio Oliveira, o livro “retrata um século de mandatos autárquicos” da câmara da Lagoa, através de “um estudo biográfico-autárquico, investigativo e histórico, a vinte dos seus mais significativos presidentes de Câmara Municipal”. A obra conta, ainda, com o prefácio da historiadora Susana Goulart Costa.

Segundo o autor, deste livro é possível tirar várias conclusões, através de uma extensa narrativa, a respeito de um “centenário difícil, que atravessou uma guerra mundial com implicações na vida insular; que viveu uma Ditadura forte; que comemorou uma revolução pacífica e que beneficiou da inclusão das ilhas no cenário estratégico europeu”.

Em primeiro lugar, o autor destaca “o desaparecimento de representantes da Igreja da vida política pública municipal” e, em segundo lugar, “a curta periodização dos mandatos municipais; depois, o peso da masculinidade nas biografias presidenciais e, por último, a naturalidade diversificada dos presidentes de Câmara da Lagoa”.

O retrato biográfico-autárquico realizado pelo escritor em “Presidências”, leva-o a concluir que o estudo demonstra “a relevância da Lagoa como espaço atrativo nas perspetivas política, económica, social e cultural” ao longo do século em análise.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem