Preservação do ambiente nos Açores é uma “prioridade”

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, na Lagoa, em S. Miguel, que a preservação do ambiente nos Açores é “uma prioridade”, sobretudo quando se “aposta” no desenvolvimento do turismo.

Avelino Meneses, que falava no encerramento do XIII Encontro Regional de Educação Ambiental e Seminário Eco-Escolas, salientou que o turismo é uma das atividades que “mais beneficia” da existência de um ambiente puro, mas também é uma das que “mais riscos” acarreta para a degradação do ambiente.

Nesse sentido, frisou que o equilíbrio ambiental é de “primordial” importância na sustentação da economia e na “manutenção da vida dos homens”, considerando necessário, por isso, que as lições da história “sirvam para evitar a repetição dos mesmos erros”.

Na sua intervenção, Avelino Meneses defendeu que “o esboço e a concretização” de uma política de educação ambiental é uma “inequívoca” prioridade, já que o ambiente é um “património de todos nós”.

O XIII Encontro Regional de Educação Ambiental e Seminário Eco-Escolas decorreu durante o fim de semana num modelo bipolar, entre a Lagoa, em S. Miguel, e a Praia da Vitória, na Terceira, sob o tema ‘Parques Naturais dos Açores – 10 Anos de Responsabilidade Compartilhada na Educação Ambiental’.

DL/Gacs

Categorias: Cultura, Regional

Deixe o seu comentário