Posição geoestratégica dos Açores mantém “extraordinária atualidade”

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou, em Ponta Delgada, que a posição estratégica dos Açores, que foi sublinhada pela passagem de Franklin Roosevelt há 100 anos atrás e reforçada na II Guerra Mundial, se mantém de uma “extraordinária atualidade”.

Para Rui Bettencourt, que falava na sessão de abertura do V Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt, foi Roosevelt “quem adicionou a dimensão política e estratégica aos meandros da História e ao posicionamento geográfico dos Açores”, sublinhando que hoje os Açores apresentam “novas centralidades que decorrem de dois aspetos fundamentais deste Mundo novo”.

Por outro lado, o Secretário Regional referiu um segundo aspeto “fundamental para recolocar um importante posicionamento geopolítico dos Açores” que tem a ver com o facto de os Açores terem uma Diáspora nos Estados Unidos que ronda um milhão de cidadãos. Uma Diáspora que se assume “cada vez mais como uma efetiva força económica, política, cultural, intelectual, académica, social e laboral”, sublinhou.

Rui Bettencourt considerou ainda que os Açores, sendo uma região atlântica com seiscentos anos que faz parte de uma União de 500 milhões de habitantes, “assumem a sua importância estratégica e a sua importância geopolítica” conscientes do importante papel que podem e devem desempenhar na construção do século XXI”.

O Secretário Regional deixou ainda um desafio à Fundação Luso Americana, volvidos que são dez anos do I Fórum e que ficaram marcados pelo “aprofundamento na cooperação” entre a FLAD e a Região, para que essa cooperação seja também intensificada “na educação, na cultura, na formação e no intercâmbio de jovens, na ciência e no conhecimento”.

O Fórum comemora o centenário da escala de Franklin D. Roosevelt em Ponta Delgada, nos Açores, a 16 de julho de 1918, quando era Subsecretário de Estado da Marinha, contando com diversos especialistas que ao longo do dia abordarão temas da atualidade, bem como com a participação de Laura Delano Roosevelt, neta de Franklin e Eleanor Roosevelt.

O V Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt, subordinado à temática ‘O Centenário da Escala de Roosevelt nos Açores – As Relações Transatlânticas do séc. XX ao séc. XXI’, é organizado pelo Governo dos Açores em parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. Ao longo do Fórum está patente uma mostra expositiva sobre a ligação Roosevelt – Açores, organizada pela Biblioteca Pública de Ponta Delgada, onde decorre o evento.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário