Ponta Delgada repete registo ambiental EMAS

© CM PONTA DELGADA

A câmara de Ponta Delgada voltou a merecer a atribuição do registo EMAS por parte da associação portuguesa do Ambiente, mantendo-se como a única autarquia dos Açores com essa mesma certificação ambiental.

“O município de Ponta Delgada assumiu este compromisso de implementar e seguir um sistema de controlo do impacte ambiental da sua atividade, e é muito satisfatório verificar que as nossas diligências são reconhecidas e continuam a surtir efeito no nosso público interno”, declarou o presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral.

“A política ambiental do município está integrada com a da qualidade e rege-se pelo compromisso de melhoria contínua e de uma gestão eficiente de recursos”, sublinhou o autarca, vendo no “Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria [EMAS] um importante instrumento que insta os recursos humanos da autarquia às melhores práticas ambientais”.

O EMAS, refira-se, é um mecanismo voluntário que visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações, mediante o estabelecimento e a implementação de sistemas de gestão ambiental.

Para que a câmara de Ponta Delgada pudesse renovar a certificação, o gabinete de Qualidade e Ambiente elaborou um documento que detalha a política interna e descreve o sistema de gestão ambiental da autarquia, dando igualmente nota dos respetivos indicadores de desempenho.

O documento incidiu sobre o processo de melhoria no período temporal de janeiro a dezembro de 2021, contemplando todas as atividades, produtos e serviços de caráter administrativo e operacional exercidos pela autarquia no âmbito da estratégia ambiental, à exceção do departamento de Obras, Mobilidade e Equipamentos.

A primeira vez que a câmara de Ponta Delgada recebeu a certificação ambiental EMAS teve lugar em 2007, tendo vindo consecutivamente a renovar o registo desde então.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário