Log in

Ponta Delgada recebe workshop da Smart Cities Tour 2019 a 5 de abril

Ponta Delgada recebe no próximo dia 5 de abril o workshop da Smart Cities Tour 2019 dedicado às “Alterações Climáticas”. Tem lugar na Aula Magna da Universidade dos Açores.

A abertura institucional está agendada para as 09h30 com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ponta delgada, José Manuel Bolieiro; de António Almeida Henriques, da Associação Nacional de Municípios Portugueses; e de Miguel de Castro Neto, da NOVA IMS/Nova Cidade- Urban Analytics Lab.

Prossegue com o painel “Smart Portugal Pitch” com Roberto Andrade (Altice), João Nuno Pinote (CTT) e Pedro Braga (Fundação AIP).

No “Enquadramento do Tema”, Luís Dias  (CENSE – Center for Environmental and Sustainability Research da FCT Nova) falará de Trajetórias de Descarbonização das Cidades e Alcino Lavrador (Altice Labs) abordará a relação entre Alterações Climáticas e Tecnologia.

Às 11h00, terá lugar o painel “Alterações Climáticas: Visões do Território” com as apresentações de José Virgílio Cruz (Alterações Climáticas nos Açores: ciclo da água, vulnerabilidade e riscos – Universidade dos Açores), de Andreia Carreiro (A Estratégia Açoriana para a Energia no Combate às Alterações Climáticas – Direção Regional da Energia), João Dinis (Planos Municipais para a adaptação às Alterações Climáticas – Cascais Ambiente), Carlos Botelho (Alterações Climáticas- o caso de São Miguel – MUSAMI), Artur Gil (Deteção Remota na Monitorização Inteligente de Ecossistema – Universidade dos Açores) e João Nuno Pinote (Soluções de Proximidade- CTT). Estão a aguardar confirmação as apresentações da Direção Regional do ambiente (Resíduos e Estratégias de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas), EDA (Projeto Piloto Smart Meters e Iluminação Pública Inteligente e Eficiente) e Catarina Selada (Soluções Vanguardistas para Smart Cities – City Lab).

Paralelamente ao Workshop (cuja inscrição deverá ser efetuada através do site  www.anmp.pt), está prevista a organização de uma feira tecnológica.

No período da tarde, terá lugar o Urban Safari com visita à Central Geotérmica do Pico Vermelho (carece de inscrição, a efetuar na receção no dia do evento).

A Câmara Municipal de Ponta Delgada promove uma vez mais  a Smart Cities Tour nos Açores. Uma iniciativa que pretende apresentar o estado da arte e conhecer os principais desafios e projetos concretos que estão a ser desenvolvidos em Portugal nos municípios, com a participação do território, da academia e das empresas, e que é organizada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, através da Secção Cidades Inteligentes, e em parceria com a NOVA Cidade.

DL/CMPD

 

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem