Log in

Ponta Delgada investe em 240 novos lugares de estacionamento gratuitos

© CMPD

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a requalificar a oferta de estacionamento existente e a criar novos parques gratuitos e de proximidade ao centro histórico da cidade que vão beneficiar moradores e o comércio local.

Entre lugares criados e lugares estimados, a malha em redor do centro histórico de Ponta Delgada vai contar com mais de 240 novos lugares de estacionamento gratuito, num investimento municipal de cerca de 1,6 milhões de euros, que inclui aquisição de terrenos e custos de empreitadas.

Os números foram avançados esta manhã pela Presidente da autarquia, Maria José Lemos Duarte, durante a visita inaugural da obra de requalificação do Parque de Estacionamento São Francisco Xavier, que, mantendo a sua capacidade para 280 lugares, oferece agora melhores condições aos utentes daquele parque gratuito.

“O investimento público municipal na requalificação e na criação de novos parques de estacionamento gratuito está integrado na nossa política orientada para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos munícipes, beneficiando moradores e comércio local, já que são uma alternativa à rede tarifada”, afirmou.

Na freguesia de São Sebastião, está em fase final de conclusão o parque da Rua de Santana com capacidade para 58 veículos ligeiros, 5 lugares para motociclos e uma área de 8m2 para velocípedes, num investimento total superior a 680 mil euros.

Na mesma freguesia, no Calço da Má Cara, já foram investidos 25 mil euros no novo parque da Arquinha, aos quais acrescem 400 mil euros para compra do terreno, o que garante, para já, o estacionamento de 100 veículos ligeiros, numa resposta à necessidade urgente de área para estacionamento naquela zona da cidade.

Na freguesia de São Pedro, a construção do futuro parque de estacionamento na Rua do Moinho de Vento, um investimento superior a 334 mil euros, vai permitir a criação de 53 novos lugares de estacionamento para veículos ligeiros.

Na freguesia de São José, vai ser construído o parque de estacionamento na Rua José Bensaude, estando estimada a criação de 30 novos lugares de estacionamento para veículos ligeiros, num investimento estimado em 225 mil euros.

“Estamos a trabalhar para honrar este nosso compromisso na cidade de Ponta Delgada mas também em todo o concelho, com a compra de imóveis ou de terrenos para a construção de zonas de estacionamento em função das necessidades específicas de cada uma das freguesias”, sublinhou Maria José Lemos Duarte.

A obra de requalificação do Parque de São Francisco Xavier incluiu passeios em joga de basalto e a pavimentação em betão betuminoso das restantes áreas.

Foram ainda criados circuitos pedonais, nomeadamente através de corredores paralelos às baias de estacionamento, reforçando, deste modo, a segurança dos utentes no percurso entre a entrada e a saída do parque que continua ser gratuito.

DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem