Ponta Delgada inaugura iluminação natalícia com milhares de luzes

© CM PONTA DELGADA

A iluminação natalícia decorativa do centro histórico da cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foi inaugurada esta sexta-feira, 11 de novembro, nas Portas da Cidade, com milhares de luzes “led”.

De acordo com nota de imprensa enviada às redações pela câmara de Ponta Delgada, o “centro histórico do concelho que brindará todos aqueles que o visitarem com milhares de luzes de Natal de tecnologia ‘led‘, até ao próximo dia 6 de janeiro”.

A autarquia da maior cidade açoriana, diz que a inauguração da iluminação natalícia visa fomentar o espírito natalício junto da população, assumindo-se como “mais um investimento da autarquia para impulsionar o comércio tradicional e incentivar as compras na baixa citadina”.

“Com estas luzes que inauguramos hoje, damos um salto importante para prolongarmos esta época, indo ao encontro das justas aspirações dos nossos comerciantes e fazendo com que Ponta Delgada tenha uma vida própria este Natal” afirmou o presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral, após a inauguração da iluminação.

O momento inaugural contou com um concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada e, também, com a participação de mais de 80 crianças da rede municipal de ATL que entoaram cânticos natalícios, puderam passear de charrete e doaram brinquedos e bens alimentares que reverterão a favor de famílias carenciadas.

Os jardins, praças e principais ruas da baixa citadina voltam a mostrar-se iluminados e decorados com elementos alusivos à época, dos quais se destacam cordões de luz, cortinas de luz, árvores iluminadas e decoradas, gambiarras com pendões, grinaldas verdes com luzes e fitas vermelhas, anjos iluminados, bolas 3D e estrelas luminosas.

Este ano, a árvore de Natal, que surge tradicionalmente iluminada no passeio sul da Avenida Infante D. Henrique, apresenta 15 metros de altura e 7 metros de diâmetro.

“O Natal é solidariedade, entreajuda e amor e, nesse quadro, o que nós pretendemos é trazer, novamente, dinamismo ao centro histórico para que haja uma ambiência mais convidativa à realização de compras nos seus espaços comerciais e de restauração”, disse o presidente do município em declarações aos órgãos de comunicação social presentes.  

O período de funcionamento da iluminação decorativa de Natal, segundo a câmara de Ponta Delgada, respeitará as recomendações horárias que vierem a ser apresentadas pela Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA). 

“As luzes ‘led‘ que estão a ser utilizadas na iluminação de Natal de Ponta Delgada consomem, em média, 90 por cento menos energia que as lâmpadas tradicionais, apresentando igualmente uma longevidade bastante superior e, como tal, um impacto ambiental consideravelmente menor”, conclui a autarquia.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário