Ponta Delgada está entre as quatro candidaturas a Capital Europeia da Cultura finalistas, ao lado de Aveiro, Braga e Évora.
O anúncio foi feito ontem à tarde, 11 de março, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, pelo júri internacional.
De acordo com nota de imprensa enviada às redações pela Câmara de Ponta Delgada, a “emoção e sentido de responsabilidade predominaram no Salão Nobre dos Paços do Concelho”, onde o executivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada, acompanhou a transmissão em direto, bem como no CCB, onde estiveram alguns dos membros da comitiva que defendeu a candidatura.
Em declarações à comunicação social, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada considerou ser “um dia feliz não só para Ponta Delgada, mas também para os Açores e demonstrativo de uma candidatura de qualidade, composta por um grupo de personalidades de excelência”.
Pedro Nascimento Cabral lembrou ainda que em 2027 assinala-se o 600.º aniversário da descoberta dos Açores e “sermos Capital Europeia da Cultura seria muito significativo para a região”.
O autarca garante que, nesta nova fase, “a confiança mantém-se e o nível de eficiência e de qualidade também”.
Entre dezembro deste ano e janeiro de 2023 será anunciada a candidata escolhida para, juntamente com uma cidade letã, receber o título de Capital Europeia da Cultura 2027. Até lá, as cidades portuguesas pré-selecionadas terão oportunidade de rever e ajustar as suas candidaturas e podem receber visitas do júri.
Pelo caminho ficaram Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo e Vila Real.
DL
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta