Log in

Ponta Delgada decide cooperação com PSP para videovigilância no centro da cidade

© DL

Na próxima reunião da câmara municipal de Ponta Delgada, agendada para amanhã, o presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral, leva a aprovação da vereação a proposta do protocolo de cooperação a celebrar entre o município e a PSP, anunciou hoje, 1 de novembro, a câmara da maior cidade do arquipélago açoriano.

De acordo com nota de imprensa enviada às redações pela autarquia de Ponta Delgada, o objetivo passa pela “implementação e instalação de um sistema de videovigilância no centro histórico de Ponta Delgada, Largo Mártires da Pátria e Campo de São Francisco.”

O documento foi apresentado durante a reunião do Conselho Municipal de Segurança, realizada na segunda-feira passada. Na ocasião, Pedro Nascimento Cabral disse que, em matéria de segurança pública, o apoio das novas tecnologias como meio de prevenção situacional, como é o caso do recurso à videovigilância, “tem apresentado resultados muito satisfatórios, quer na diminuição da criminalidade quer na eficiência e eficácia da atuação policial”.

O autarca defende que se trata de uma “real necessidade, tendo em conta as peculiaridades dos locais a vigiar, porquanto se trata de um meio auxiliar manifestamente adequado para a manutenção da segurança e da ordem pública, bem como para a prevenção da prática de factos qualificados como crimes e aumento significativo do sentimento subjetivo de segurança das populações residentes e visitantes da cidade”.

Pedro Nascimento Cabral referiu, ainda, que o sistema de videovigilância proposto “não substitui de modo algum a componente humana da atividade policial, apresentando-se como uma ferramenta complementar da atividade policial, contribuindo para aumentar o sentimento de segurança da população e reduzir a prática de ilícitos criminais.”

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem