Plano Regional de Combate à Depressão deverá ser formalizado em novembro

O Secretário Regional da Saúde confirmou um acordo estabelecido verbalmente com a Ordem dos Psicólogos Portugueses para a criação de um Plano Regional de Combate à Depressão, que deverá ser formalizado em novembro.

“A informação que nos foi dada é que o programa, como projeto piloto a nível nacional, arrancará em outubro e nós desafiamos a Ordem a assinar no mês de novembro um protocolo que transponha para a Região este plano”, afirmou Rui Luís, em declarações no final de uma reunião com o Bastonário da Ordem dos Psicólogos.

Deste encontro resultou ainda a intenção de criar nos Açores uma bolsa de psicólogos para intervir em situações de crise ou catástrofe.

Trata-se de equipas dotadas de preparação suplementar, que são acionadas em momentos críticos.

O Secretário Regional adiantou que, no último trimestre deste ano, será realizado um exercício de simulação de catástrofe à escala regional que deverá permitir testar esta bolsa no terreno e as interligações definidas.

Rui Luís, em declarações aos jornalistas, frisou que o Serviço Regional de Saúde tem vindo a ser reforçado com psicólogos.

O Secretário Regional da Saúde disse ainda que as consultas de psico-oncologia no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, estão a ser reequacionadas e admitiu o recurso a mais psicólogos.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário