Plano estratégico para a agricultura biológica nos Açores concluído dentro de seis meses

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional da Agricultura, assinou um protocolo com a Cooperativa BioAzórica para a definição de uma estratégia regional para a agricultura biológica, que deverá estar concluída dentro de seis meses.

“A BioAzórica é uma cooperativa de charneira nesta área e tem um conhecimento adquirido profundo”, afirmou o Diretor Regional da Agricultura, acrescentando que o plano estratégico que vier a ser delineado “só será consequente e efetivo se corresponder às necessidades da produção, dos produtores e do mercado”.

As duas partes vão trabalhar em conjunto com vista à criação de um grupo de trabalho, que envolverá ainda técnicos da administração pública regional e especialistas da Universidade dos Açores, a quem caberá também a definição de um plano de ação.

José Élio Ventura salientou que se pretende aumentar o rendimento dos produtores e criar alternativas para determinadas limitações de produção, destacando a importância desta área da agricultura.

A agricultura biológica tem vindo a crescer nos Açores, passando de 22 para 93 produtores entre 2005 e 2016, período em que a área explorada aumentou de 68 para 660 hectares.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário