Log in

Plano de formação descentralizado para profissionais de saúde da região

O Secretário Regional da Saúde propôs esta sexta-feira, dia 16 de junho, a criação de um plano de formação a partir de 2018, com oferta descentralizada e acessível a todas as ilhas, devidamente articulado com todas as entidades públicas e privadas com competências nesta área.

“Vou propor que na próxima reunião do Conselho Regional de Saúde o tema da formação seja um dos pontos da agenda, para que possamos em conjunto pensar de forma articulada na formação que podemos oferecer aos profissionais de saúde nos próximos anos” salientou.

Rui Luís desafia este órgão consultivo, composto por 23 conselheiros e que reúne duas vezes por ano, a dar parecer sobre esta matéria, já no próximo encontro que decorre em setembro.

O Secretário Regional, que falava no Seminário “Gestão e Administração em Saúde: que futuro?”, a decorrer em Ponta Delgada, deixou claro que o tema da formação preocupa também a tutela, à semelhança das ordens profissionais e dos sindicatos.

Segundo o executivo regional, neste seminário, no âmbito de um Master em Gestão e Administração em Saúde, ministrado pela Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário do Porto, que decorreu em Ponta Delgada, foi anunciado a extensão desta formação à Horta.

Na sua intervenção, o titular da pasta da saúde referiu que é necessário combater a cultura do desperdício e daí a importância, de todos os profissionais ligados à saúde terem noções de gestão e administração.

O Secretário Regional destacou ainda, como exemplo de poupança a introdução dos medicamentos biossimilares.

Por outro lado, Rui Luís frisou que a avaliação dos “custos em saúde” não deve ser feita de forma “cega” e lembrou a importância da relação custo/eficácia.

DL/Gacs

avatar-2

Diário da Lagoa

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *