Pista de gelo e mercadinho de Natal como pontos altos da quadra natalícia em Ponta Delgada

© D.R.

A programação de Natal de Ponta Delgada foi apresentada, esta manhã, 14 de novembro, em conferência de imprensa pelo presidente da câmara de Ponta Delgada, e terá como pontos altos a pista de gelo e o mercadinho de Natal.

Pedro Nascimento Cabral, que falava no salão nobre dos Paços do Concelho, reiterou a aposta da autarquia em dinamizar o centro histórico da cidade e torná-lo mais atrativo para quem vive e para quem visita Ponta Delgada, incentivando às compras no comércio tradicional.

“Queremos afirmar Ponta Delgada como um destino turístico de Natal”, sustentou o autarca, lembrando que estas medidas são importantes para esbater a sazonalidade turística.

Para o presidente do município, investir na iluminação e na programação de Natal “é investir na economia do concelho” e na sua divulgação nos contextos regional, nacional e até internacional.

De acordo com nota de imprensa enviada pela autarquia, foi a pensar nas famílias, que este ano a aposta recai numa pista de gelo. A «PDL on Ice», com 200 m2, será instalada no Campo de São Francisco, no interior de uma tenda. Vai funcionar de 1 de dezembro a 8 de janeiro, sendo a sua utilização gratuita (mediante a apresentação de bilhete, que serão distribuídos nos balcões da câmara municipal de Ponta Delgada e em estabelecimentos de restauração e comerciais do concelho). Também os alunos das escolas do primeiro ciclo do concelho de Ponta Delgada vão ser convidados a visitar a pista de gelo.

Destaque também para o concerto de Natal a 4 de dezembro no Coliseu Micaelense pela Orquestra Ligeira de Ponta Delgada e o artista nacional Rui Drumond.

A Casa do Pai Natal vai abrir a 18 de novembro, no largo sul da Igreja Matriz, podendo ser visitada até 24 de dezembro. O objetivo é presentear os mais novos com a magia do Natal e promover a dinamização da baixa da cidade, que este ano vai ter um mercadinho de Natal.

O mercadinho de Natal vai funcionar de 8 a 22 de dezembro, no largo sul da igreja Matriz. No local, segundo a autarquia de Ponta Delgada, vai ser possível encontrar prendas personalizadas, artesanais ou encontrar os sabores dos doces natalícios.

Também está prevista animação itinerante e animação infantil durante esta quadra e concertos tendo como palco as ruas, jardins, praças, igrejas e escadarias da cidade. As famílias podem contar com pula-pula, pinturas faciais e modelagem de balões para as crianças, bem como com passeios de carruagem de cavalos e comboio de natal gratuitos.

O vasto programa inclui, ainda, uma exposição de carros clássicos e vai assinalar o Dia da Imaculada Conceição e Dia das Montras.

A 10 de dezembro, a cidade acolhe a 58.ª Corrida de São Silvestre. Aquela que é a maior prova de atletismo dos Açores e a segunda mais antiga de Portugal vai percorrer as ruas da cidade a partir das 18h30, contando com a participação de atletas nacionais.

O programa também inclui uma série de concertos e exposições pelas freguesias.

Shuttle e isenção do pagamento de parquímetros

À semelhança do ano passado, vai haver um serviço de shuttle entre os parques de estacionamento (Santa Catarina, Madruga, D. Manuel I, São Francisco Xavier e Pinheiros) e o centro histórico aos sábados e feriados entre as 10h00 e as 20h00.

A autarquia de Ponta Delgada volta a isentar o pagamento de parquímetros aos sábados durante o mês de dezembro e a oferecer uma hora de estacionamento durante a semana nos parques cobertos (Castilho, São João e Avenida), mediante o comprovativo de uma compra no valor mínimo de 10 euros, em comércio e/ou restauração.

Categorias: Regional

Comentários

  1. Anabela Parelho 15 Novembro, 2022, 07:04

    Tudo muito certo e já era sem tempo… mas, pula-pulas?

Deixe o seu comentário