Pilotos de barcos dos Portos ameaçam greve

© D.R.

Os pilotos dos Portos da ilha de São Miguel e Santa Maria entregaram um pré-aviso de greve dos pilotos das ilhas de São Miguel e Santa Maria, afetos à empresa pública regional Portos dos Açores, a vigorar de 15 de outubro a 15 de novembro anunciou hoje o Sindicato Oficiaismar.

Os pilotos das ilhas de São Miguel e Santa Maria pretendem “terminar com a ingerência na autonomia técnica” e pedem garantia “a aquisição do material necessário ao exercício profissional”. O trabalhadores do porto querem deixar de utilizar equipamentos de proteção individual. Os trabalhadores em comunicado alegam que coloca “em risco a prestação da atividade profissional em condições de segurança e saúde”.

Carlos Sousa Coutinho, membro da direção do sindicato, salientou que a autonomia técnica dos pilotos está a ser posta em causa devido à imposição de um capacete por parte da administração da Portos dos Açores.

“O que se passa é que foi disponibilizado de uma forma obrigatória o uso de um equipamento de proteção individual que limita a visão periférica e a audição e o uso obrigatório do capacete. Essa imposição não tem paralelo em nenhuma parte dos portos nacionais e internacionais”, afirmou.

Segundo o representante, os pilotos sentem-se “inseguros” em realizar algumas manobras quando estão com capacete.

“Recebemos recentemente do presidente da Portos dos Açores uma situação fechada em relação a esta matéria. O representante do sindicato diz que procura “o diálogo e que esse o uso do capacete seja apenas uma recomendação”.

Lusa/DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário