Pico, Terceira e São Miguel representam a região na sessão nacional do Parlamento dos Jovens

© ALRAA

A Escola EBI 1,2,3/JI dos Biscoitos, a Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola Secundária Domingos Rebelo e a Escola EB 2,3/S Cardeal Costa Nunes foram eleitas ontem, 21 de março, para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do Parlamento dos Jovens do ensino básico.

A eleição decorreu durante a sessão regional, que teve lugar na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Durante o dia, cerca de meia centena de estudantes, de 24 escolas do ensino básico da Região apresentaram e debateram os projetos que desenvolveram nas suas escolas, durante a primeira fase do projeto, subordinados ao tema “Fake News – Que estratégias para combater a desinformação?”.

O projeto base apresentado pelos alunos da Escola EB1, 2, 3/JI da Vila de São Sebastião, eleito pela maioria dos jovens deputados, foi debatido, alterado e votado, em sede de comissão, dando origem ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado na sessão nacional, nos dias 9 e 10 de maio, na Assembleia da República.

Na sessão foi também eleito o porta-voz do grupo que representará a região, tendo a missão sido confiada à aluna Ana Pereira, da Escola Secundária Vitorino Nemésio.

Antes do início dos trabalhos, os estudantes foram acolhidos pelo presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que na cerimónia de abertura sublinhou a importância da formação e da educação dos jovens, para que possam “responder e corresponder aos desafios do futuro”.

Perante um Plenário de crianças, Luís Garcia desejou ainda que esta iniciativa ajude a consolidar neles a “consciência de participação cívica e, quiçá, política porque a política também faz parte da nossa vida”.

Após a saudação, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar as suas questões aos convidados para esta sessão, nomeadamente, ao deputado à Assembleia da República, João Castro, à secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, e aos deputados da Assembleia Legislativa dos Açores, Paulo Estêvão e Flávio Soares.

O Parlamento dos Jovens, é uma iniciativa da Assembleia da República, que na região se realiza em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e com o Governo regional dos Açores, com o objetivo de educar os estudantes portugueses para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dando a conhecer a função, missão e as regras de um Parlamento, promovendo o respeito pela diversidade de opiniões através do debate democrático.

DL

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário