Pe. Nelson Vieira substitui o Pe. Silvano na Paróquia do Rosário

O Pe. Nelson Vieira, que estava em São Pedro, foi nomeado pároco do Rosário e da Atalhada, na ouvidoria da Lagoa, substituindo assim o Pe. Silvano Vasconcelos que foi disponibilizado para servir na diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Esta substituição surge após as nomeações do bispo de Angra para o próximo ano pastoral que se inicia no primeiro domingo de outubro.

Tal como acontece em cada ano pastoral, o movimento de padres na diocese é significativo e é marcado por 12 novas colocações, cinco delas representando mesmo mudança de ilha ou de ouvidoria.

O decreto do bispo de Angra com as nomeações para o ano pastoral de 2018/2019 lembra aos sacerdotes que “é necessário” oferecer às diversas comunidades paroquiais e serviços diocesanos “os presbíteros de que necessitam para caminharem na edificação da comunidade cristã, através do anúncio do Evangelho, pela celebração dos mistérios da fé” que estão centrados “na Eucaristia e na partilha fraterna”.

No preâmbulo do texto do decreto, o prelado agradece a disponibilidade de todos os sacerdotes- “os que mudam” e os que saem- e sublinha que “a missão da Igreja, em todos os seus membros, é evangelizar”.

Há nas nomeações para 2018 ainda, a recondução de 11 sacerdotes que permanecem nas paróquias que já ocupavam, entre os quais o Pe. João Martins Furtado que foi reconduzido como pároco de Água de Pau e Ribeira Chã.

Entre os regressados à diocese depois de terem prestado serviço noutros locais nos últimos anos estão os padres José Paulo Machado, Luís Dutra e Jason Gouveia.

O Pe. José Paulo Machado, que acabou há menos de um mês o doutoramento em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica, encontrava-se em Lisboa, no Patriarcado desde 2010, regressa agora a São Miguel, de onde é natural, para servir na comunidade paroquial da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada. O Pe. Jason Gouveia, que há três anos se encontrava a servir junto da comunidade Obra de Maria no Brasil, foi nomeado pároco da Ajuda, Pilar e Remédios da Bretanha, substituindo o Pe. Miguel Tavares que foi nomeado pároco in solidum na ouvidoria de Santa Maria, juntamente com o Pe. Rui Silva, que se manterá como moderador.

De Santa Maria sairá o Pe. Vitor Arruda que assumirá a paróquia de São Pedro, em Ponta Delgada, numa gestão in solidum com o Cónego João Maria Brum, regressando assim a São Miguel, ilha de onde é natural.

Na ouvidoria da Vila Franca também houve alterações com a entrada do Pe. Paulo Borges para vigário paroquial de São Pedro, da Matriz de Vila Franca e de Água D´Alto.

Nas reconduções, em São Miguel, o cónego José Medeiros Constância mantém-se pároco da Relva e Covoada; Pe. Carlos Simas reconduzido como pároco de Lomba da Maia e São Brás, e Pe. José de Melo reconduzido como pároco de Fenais da Ajuda e Vigário paroquial da Ribeira Funda e Lomba de São Pedro.

DL/IA

Categorias: Local

Deixe o seu comentário