Log in

Parque Terra Nostra modernizado por 6,6 milhões de euros

Parque no Vale das Furnas foi alvo de obras, num investimento feito em novos balneários, bilheteiras, espaço de exposição, loja, acessos e iluminação cénica noturna

© D.R.

O Parque Terra Nostra foi alvo de obras de modernização, num investimento de 6,6 milhões de euros em novas infraestruturas e na renovação da imagem do jardim botânico.

O parque dispõe agora de novos balneários, bilheteiras, espaço de exposição, loja, acessos e iluminação cénica noturna que foram inaugurados este sábado, 1 de junho. Segundo nota de imprensa enviada às redações pelo grupo hoteleiro açoriano Bensaude Hotels Collection, as novas infraestruturas “acrescentam valor às componentes botânica, turística, arquitetónica e lúdica do Parque”.

A modernização e conservação têm como objetivo “reforçar o papel do Parque Terra Nostra como ponto de referência botânica e ambiental a nível global”.

“As infraestruturas foram construídas em plena harmonia com o jardim e a paisagem natural dos 12,5 hectares do Parque”, refere o grupo hoteleiro açoriano.

Foi lançado também um novo site que pretende refletir a nova imagem e que inclui uma biblioteca botânica com informações detalhadas sobre as diversas espécies de plantas existentes no Parque Terra Nostra, as suas caraterísticas e habitats naturais.

Novos balneários e espaços de bilheteiras, exposição e loja

© D.R.

O Parque Terra Nostra passa a dispor de balneários cobertos por uma longa abóboda que abre em arcada para o jardim. Tem ainda um novo espaço de bilheteiras, exposição e loja, totalmente envidraçado. Para esta área, o responsável pelo projeto de arquitetura, Pedro Maurício Borges, “optou por uma construção inserida dentro da vegetação, ao invés de uma construção isolada”. 

O uso de betão a lembrar pedra pomes “é inspirado nos vulcões gasosos das Furnas, aproximando a obra dessa geologia”.

O projeto de iluminação cénica noturna está a cargo do arquiteto Luís Ribeiro. Ao todo, são mais de 230 pontos de iluminação equipados com tecnologia LED, alimentados por cerca de 5.900 metros de cabos elétricos, instalados subterraneamente em cerca de 2.300 metros de valas.

“A sua implantação e construção incluiu medidas especiais de proteção e foi permanentemente acompanhada pelas equipas de jardineiros do parque e de construção e fiscalização, e pelo projetista, minimizando qualquer impacto na estrutura das raízes da valiosa vegetação existente”, salienta o grupo hoteleiro.

Nova imagem do Parque Terra Nostra

© D.R.

O Parque Terra Nostra inaugurou também uma nova imagem e logotipo. “O objetivo é modernizar a projeção do Parque Terra Nostra a nível nacional, mas também em mercados como os EUA, Canadá, França, Reino Unido e Suíça”, explica o grupo proprietário do jardim botânico.

A marca passa a contar com uma nova linha de merchandising de vestuário, acessórios, banho, utilities, papelaria e arte, inspirados na natureza.

Localizado no Vale das Furnas, concelho da Povoação, trata-se de um jardim botânico e mata com 12,5 hectares com um tanque termal que atrai turistas de todo o mundo. O tanque é alimentado por uma nascente de água vulcânica a cerca de 42oC e está repleto de água rica em ferro e outros minerais, proporcionando uma sensação de relaxamento.

A rede hídrica termal que abastece o tanque é a mesma que enche dois jacuzzis, que rodeados de vegetação são outro ponto de contacto com a natureza envolvente. No jardim e mata existem ainda 1.800 espécies botânicas.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem