OVGA promove passeio geológico pela Lagoa

© CML

O Observatório Vulcanológico dos Açores – OVGA, Centro de Ciência da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa, irá assinalar, no próximo dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A data está inserida nas comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho e dos 10 anos de cidade, e pretende promover a literacia científica num contexto informal.  

Segundo nota de imprensa enviada pela autarquia lagoense, de forma a fomentar o património arquitetónico do concelho, o OVGA irá realizar um passeio geológico pela Lagoa, em que, no seu percurso serão evidenciados alguns dos materiais geológicos utilizados na construção de edifícios e monumentos, em que será feita uma referência à génese destes materiais.   

A atividade requer inscrição prévia, no entanto o percurso será acessível a todos, sendo o mesmo realizado a pé e com a duração de cerca de uma hora e trinta minutos, onde o ponto de encontro se fará na praça de Nossa Senhora da Graça, às 10h00.  

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril, de 1982, pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta data comemorativa pretende aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.  

A celebração deste dia funciona como um marco comemorativo do património nacional e que celebra, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património mundial.  

Por seu turno, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores é uma associação geológica sem fins lucrativos que se dedica à divulgação da vulcanologia, da sismologia, da geotermia e dos geoambientes, particularmente os dos Açores. Além das atividades de divulgação científica para o meio escolar e público generalista, o OVGA, estatutariamente, insere alguns laboratórios de pesquisa científica, em cooperação com entidades nacionais e estrangeiras.  

Todos os interessados em participar na atividade do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deverão proceder à sua inscrição, através dos contactos telefónicos: 296965376 – 968913853, ou por email para: casadosvulcoes@gmail.com.   

DL

  

 

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário