Ordem dos Médicos Veterinários apresenta Cheque Veterinário nos Açores

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) vai assinar dois protocolos referentes ao Cheque Veterinário com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

No ano passado, nos Açores, foram recolhidos nos Centros de Recolha Oficial (CRO) 5 339 animais, dos quais 2 992 foram adotados e 1 711 esterilizados. Agora, a dois meses da entrada em vigor da Lei nº 27/2016, que vem proibir o abate de animais errantes como forma de controlo da população, a Ordem dos Médicos Veterinários, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo procuram dar resposta através da assinatura de protocolos que visam a implementação do Cheque Veterinário nos Açores.

Esta iniciativa foi lançada pela Ordem dos Médicos Veterinários com o objetivo de dotar os municípios com os instrumentos necessários para o cumprimento desta diretiva, bem como promover uma aproximação aos médicos veterinários.

Desta forma, e com a assinatura destes protocolos, espera-se implementar uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais em risco nas duas principais ilhas dos Açores, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação, identificação eletrónica e esterilização.

Esta iniciativa da Ordem dos Médicos Veterinários conta já com a adesão de inúmeros outros municípios.

DL/OMV

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário