Orçamento participativo dos Açores entra na fase de votação

© D.R.

A secretaria regional das Finanças, através da EMRAP – Estrutura de Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública, dá início hoje, dia 1 de setembro, à fase de votação da quinta edição do orçamento participativo dos Açores (OP Açores), que decorre até ao dia 31 de outubro.

Serão colocadas a votação 277 propostas que resultaram da análise, por parte de equipas técnicas do governo regional dos Açores, das 551 ideias apresentadas pelos cidadãos na primeira fase do processo, o que originou uma taxa de aprovação de 67% (368 antepropostas). Considerando a semelhança ou capacidade de algumas destas ideias se complementarem, existiu, ainda, um processo de agregação entre algumas das antepropostas.

Nesta edição, os açorianos poderão escolher entre as 224 propostas de âmbito ilha e as 53 propostas de âmbito regional, considerando a sua divisão por 9 áreas temáticas: 21 são direcionadas à agricultura, 13 ao ambiente, oito à ciência, 42 à cultura, 113 à educação, 17 à inclusão social, 38 à juventude, 5 ao mar e pescas e 20 ao turismo.

Cada cidadão pode votar duas vezes: um voto numa proposta de âmbito ilha e outro voto numa proposta de âmbito regional (aplicável a duas ou mais ilhas), em op.azores.pt, ou enviando um SMS gratuito para o número 3838 com o texto “OPAZORES (espaço) número da proposta (espaço) número de identificação civil”, devendo, em qualquer uma das formas de votação, indicar todos os números e letras do cartão de cidadão ou todos os números do bilhete de identidade.

Nesta fase, a divulgação das propostas nas quais é possível votar é fundamental, e nesse sentido todos os cidadãos proponentes recebem um kit de votação composto por imagens a divulgar nas redes sociais, cartões para impressão e outros materiais promocionais de apoio à sua campanha para angariação de votos. Em novembro, serão conhecidas as propostas vencedoras.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário