Operação ‘Florida’ desmantela rede internacional de tráfico de droga

© D.R.

A polícia judiciária participou numa operação policial – operação ‘Florida’ – de combate ao tráfico internacional de estupefacientes que durou vários anos e envolveu as congéneres da Croácia, Itália, Montenegro, Países Baixos, Sérvia, Eslovénia e Espanha.

Na sequência desta operação, foi desmantelada uma poderosa organização criminosa constituída, essencialmente, por cidadão montenegrinos, que se dedicava à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu com recurso a embarcações de recreio do tipo veleiro.

Esta operação, que teve o apoio da Europol bem como das autoridades de outros países, iniciou-se na sequência da interceção e apreensão, nos Açores, de dois veleiros pertencentes à organização agora totalmente desmantelada que, em conjunto, transportavam 1440 quilos de cocaína.

Aquando da apreensão dos veleiros, procedeu-se também à detenção de um total de sete pessoas, todas estrangeiras. No âmbito das investigações desenvolvidas em vários países visando esta organização criminosa foram apreendidas mais de seis toneladas de cocaína.

Esta operação, à semelhança de outras em que a polícia judiciária tem participado, “demonstra claramente que só com recurso à cooperação internacional é possível combater eficazmente o fenómeno do tráfico de drogas que constitui uma séria ameaça para a generalidade dos países” informou a polícia judiciária em comunicado.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário