Obras de três milhões de euros no Matadouro de São Miguel concluídas até ao final do ano

As obras em curso para ampliação da capacidade de frio no Matadouro de São Miguel ficam concluídas até ao final deste ano, um investimento que considerou fundamental para dar resposta ao crescimento do número de abates de bovinos registado nesta ilha.

Segundo Secretário Regional da Agricultura e Florestas  “o Governo dos Açores está a fazer um esforço muito grande no sentido de melhorar as condições da rede regional de abate”.

Para João Ponte, estes são investimentos fundamentais e estruturais para dar resposta ao aumento do número de abates nos Açores, quer em termos de consumo local, quer em termos de exportação.

“Nos primeiros oito meses deste ano, comparativamente com igual período em 2017, tivemos um crescimento no número de abates na Região de 10,2%. Para o consumo local, o aumento médio foi de 2,2% e na exportação 17,5%”, destacou o Secretário Regional da Agricultura, acrescentando que, só na ilha de São Miguel, os abates para consumo local totalizaram 6,6% e para exportação 14%.

Esta dinâmica de crescimento na ilha de São Miguel, muito associada aos fluxos turísticos, faz com que seja necessário proceder aos investimentos em curso nesta importante infraestrutura.

Outra das apostas em curso passa pela certificação dos matadouros, que João Ponte assegurou que está a ser feito, havendo ilhas onde os processos estão mais avançados do que outras, face às obras que estão a decorrer.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário