Log in

O maior observador de aves dos Açores apadrinha Azores Birdwatching Arts Festival

© D.R.

Ruben Coelho, com 292 espécies de aves avistadas na Região Autónoma dos Açores, de acordo com a plataforma ebird da Universidade de Cornell, nos EUA, é o maior observador de aves da região. Nos passados dias, o “birdwatcher” Mestrado de Gestão e Conservação da Natureza, pela Universidade dos Açores, apadrinhou o Azores Birdwatching Arts Festival, nas Lajes do Pico.

“A observação de aves nos Açores tem evoluído ao longo dos últimos anos, mas ainda é uma atividade com enorme potencial e que poderá ser ainda mais explorada futuramente,” diz Ruben Coelho, “tal como o Azores Birdwatching Arts Festival, que é uma aposta forte e já um evento de referência nos Açores com muito potencial para crescer.”

Através de ações de campo e intervenções nas escolas, Ruben Coelho partilhou os seus conhecimentos com o intuito de incentivar os mais novos à arte de observar aves. “Porque o futuro já começa hoje, eu tenho a certeza que a aposta na educação ambiental e artística, nas escolas, que é realizada atualmente durante o festival, darão bons frutos futuramente,” acrescentou Ruben Coelho, que já fez primeiros registos de aves avistadas, não só para a região, mas para Portugal.

Com o apoio da loja Sniper Outdoor e a empresa ZEISS, um líder internacional no campo da óptica, os participantes nos eventos de observação no festival conseguiram avistar mais de 30 espécies de aves, através de equipamento profissional, incluindo binóculos e um telescópio. 

A MiratecArts programa projetos culturais artísticos na temática de aves e ornitologia, enquanto o departamento do desporto da câmara municipal das Lajes do Pico, liderado pelo “birdwatcher” Pedro Silva, coordena as visitas de campo e projetos ambientais. Azores Birdwatching Arts Festival tem o apoio do município Lajense e encerra este domingo, 20 de novembro, a pensar na próxima edição para 2023.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem