Log in

O I Sarau Literário “O derreter das vozes” contou com mais de uma dezena de participantes

Sarau literario Conveto Franciscanos Julio Oliveira

No passado dia 17 de fevereiro realizou-se, na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, o I Sarau Literário “O derreter das vozes”, que contou com a presença de mais de uma dezena de participantes, entre escritores e leitores.

O evento, que decorreu num clima de tranquilidade e de informalidade, foi aberto pela representante da Câmara Municipal de Lagoa, a Prof. Doutora Susana Goulart Costa, também deputada regional.

Júlio T. Oliveira, jovem aspirante a poeta/escritor já com dois livros publicados, foi o organizador do evento, considerando que o mesmo tinha como propósito o de “servir, com cultura, a Lagoa e Santa Cruz”, pretendendo “trazer leitores e escritores de toda a parte da ilha”.

“Creio que é cada vez mais importante que possamos dar vida a este tipo de eventos. Seria igualmente importante incluir a Lagoa e, mais particularmente, Santa Cruz, numa espécie de roteiro poético da ilha de São Miguel, insurgindo-se ambos os sítios como verdadeiros viveiros de poesia e de literatura em geral, com a ocorrência de saraus, tertúlias, entre outros eventos culturais que chamam poetas ou escritores de toda a parte, leitores e jovens. E destaco principalmente o facto de alguns jovens, na casa dos 16/17 anos, terem aderido a este evento, o que demonstra que nem todos estão adormecidos”.

No evento houve oportunidade para se lerem vários autores, com particular preferência pelos açorianos, havendo espaço para posterior debate. Discutiu-se a juventude que se aventura na publicação de livros – se certo, se errado; o fingimento poético pessoano; a decadência das humanidades; correntes literárias, abordando-se o regionalismo muito próprio da década de 20 do séc. XX, já na sequência de um poema de Manuel de Augusto de Amaral; a inocência e a dicotomia entre a razão e a natureza, entre a consciência e a inconsciência, entre o ser-se criança e o ser-se adulto, havendo ainda mais a acrescentar.

Júlio T. Oliveira frisa que “esta foi apenas a primeira edição”, prevendo-se a ocorrência de outras.

DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem