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O combate ao insucesso escolar é uma tarefa “verdadeiramente coletiva”

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Segundo o Secretário Regional da Educação e Cultura, o combate ao insucesso escolar é uma tarefa coletiva, frisando que apenas será vencida com a participação de “todos os agentes do sistema educativo”.

O titular da pasta da Educação, que falava na apresentação do projeto ‘Ler é saudável’, inserido no ProSucesso – Açores pela Educação, plano integrado de promoção do sucesso escolar, considerou que o gosto pela leitura é “o único vício que, verdadeiramente, não faz mal”, acrescentando que foi pelo domínio da leitura que “muitos homens humildes ganharam reconhecimento público e ameaçaram o domínio tradicional, arbitrário, dos mais poderosos”.

Segundo o executivo regional, na sua intervenção, Avelino Meneses salientou que foi precisamente com o propósito de “aumentar a literacia” da população açoriana e de colocar a Região ao nível dos “melhores exemplos europeus” que o Governo dos Açores criou, em junho de 2011, o Plano Regional de Leitura, em consonância com o programa nacional, que procura ser um “promotor da valorização do livro, através do estímulo da prática da leitura para alfabetização dos mais ignorantes e para ilustração dos mais sabedores”.

Numa estratégia, adiantou o Secretário Regional, muito centrada no acompanhamento das crianças, mas também dos jovens, que “são os verdadeiros construtores de um futuro mais progressivo, porque edificado sob competências novas e consistentes”.

A relevância do livro e da leitura levou, segundo Avelino Meneses, à “dinamização” de uma rede regional de bibliotecas escolares, que constituem ”espaços de aprendizagem múltipla, dado que, pela utilidade e, oxalá que também pelo prazer, a leitura constitui um suporte essencial do percurso pedagógico”.

As bibliotecas escolares, salientou o Secretário Regional, são ainda “serviços suscetíveis do estabelecimento de uma correlação profícua entre a escola, entre as escolas e entre a escola e a comunidade”.

As bibliotecas, que são essencialmente constituídas por uma “vasta assembleia de utilizadores que estimula a circulação de conhecimento, pelo menos da informação”, são igualmente, segundo Avelino Meneses, “espaços de aprendizagem múltipla, dado que, pela utilidade e pelo prazer, a leitura constitui um suporte essencial do percurso pedagógico”.

O projeto ‘Ler é saudável’, que envolve as três direções regionais na tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, tem como principal objetivo aliar o desporto à leitura.

Esta iniciativa proporcionará às escolas do 1.º Ciclo e às bibliotecas escolares dos Açores a possibilidade de terem uma coletânea de contos originais cujas personagens pratiquem várias modalidades desportivas ou tenham hábitos de vida saudáveis.

A coletânea, que será distribuída pelas unidades orgânicas do sistema educativo regional, é constituído por um livro com cinco contos inéditos, da autoria de Ana Isabel Cabral Arruda Ferreira, Ângela Furtado-Brum, Cristina Quental, Mariana Magalhães, Regina de Azevedo Pires Toste Tristão da Cunha e Victor Rui Dores, por guiões de exploração de leitura e das ilustrações de cada um dos contos, por um guião de utilização do material do kit, bem como por uma escada de agilidade/coordenação, uma corda de saltar, uma bola de râguebi, um vórtex e 20 lenços.

DL/Gacs

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