Núcleos da Adega e da Casa Museu Maria dos Anjos Melo na Ribeira Chã com novas museografias

Foto: CML

Na próxima terça-feira, 28 de julho, às 14h00 realiza-se a inauguração das novas museografias dos Núcleos Museológicos da Adega e da Casa Museu Maria dos Anjos Melo na Ribeira Chã, integrados no Museu de Lagoa-Açores.
O Núcleo Museológico da Casa Museu Maria dos Anjos Melo, foi um legado, deixado, nos finais dos anos 80, pela catequista e residente da freguesia, Maria dos Anjos Melo, à fábrica da igreja da Ribeira Chã, de uma habitação do século XIX, adquirida em 1922, que constitui um exemplo da arquitetura doméstica tradicional da ilha de São Miguel.
A Casa apresenta uma cozinha, um quarto de dormir e sótão e expõe, no seu interior, todos os objetos então utilizados, desde as camas aos utensílios de cozinha. A nova museografia preserva os ambientes de época e, paralelamente, fez-se a reconstituição dos ambientes e locais onde os objetos se encontravam, dispondo-os de forma funcional.
Esta nova museografia evoca as vivências femininas em torno quer do espaço doméstico, quer da emigração recorrendo à experiência de vida da protagonista, a antiga proprietária da casa. Maria dos Anjos Melo foi uma senhora que viveu, parte da sua vida, sozinha, e que fez um percurso autónomo, tanto na Ribeira Chã, como na América do Norte, que é evocado na sua correspondência, nas suas devoções,  e nos seus objetos.
O Núcleo Museológico da Adega é um espaço que homenageia os vitivinicultores da freguesia e que, paralelamente, dá a conhecer a cultura vitivinícola e os utensílios utilizados na elaboração e conservação do vinho.
À semelhança dos outros espaços do Museu de Lagoa-Açores ambos os Núcleos estarão abertos segundo o seguinte horário: segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00, durante o período de verão (30 de março a 30 de setembro), sendo que no de inverno (1 outubro a 29 de março), permanecerão abertos das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

DL/CML

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário