Novo concurso para bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial abre em setembro

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou a abertura de um concurso, no início de setembro, para seis bolsas de pós-doutoramento em contexto empresarial, num investimento de 400 mil euros.

Gui Menezes adianta que as bolsas, para 3 anos, têm um valor de 22.600 por ano, por bolseiro, sendo que se destinam, preferencialmente, a doutorados que tenham obtido o grau de doutor há menos de cinco anos.

O Secretário Regional, que falava no âmbito de uma visita ao projeto “Funcionalização de Fibras Naturais para Aplicações Avançadas”, de um bolseiro de doutoramento da Universidade nos Açores, sublinhou que este concurso é “uma forma de reforçar a interligação entre o sistema científico regional e as empresas”.

Segundo o titular das pastas da Ciência e Tecnologia, “a inclusão de pós-doutorados em empresas pode reforçar a sua capacidade, introduzindo inovação”, frisando que “as empresas têm de ser inovadoras para conseguirem estar no mercado e estar mais preparadas para a concorrência”.

O concurso para bolsas de pós-doutoramento insere-se na iniciativa Transfer+, lançada este ano pelo Governo dos Açores, com um investimento previsto de 8,3 milhões de euros até 2020, e que visa uma maior interligação entre a produção científica e a inovação dos centros de investigação com as empresas e com a economia.

Segundo Gui Menezes, esta iniciativa prevê “medidas de apoio à proteção intelectual, como o projeto apresentado hoje necessita, por ser um produto inovador”.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário