Nonagon coordena Polo de Inovação Digital dos Açores

FOTO DR

Esta quinta-feira, 8 de outubro, realizou-se a cerimónia de assinatura do acordo de parceria para a constituição do Polo de Inovação Digital dos Açores (AzDIH) e do seu lançamento oficial no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa, onde ficará sediado.

A apresentação do AzDIH, foi feita por Natália Silva, do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, e por Tomás Ferreira, da Associação Nonagon.

O AzDIH é coordenado pelo Nonagon e tem como parceiros o Fundo Regional para a Ciência e a Tecnologia, a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, em representação da Enterprise Europe Network, o Observatório de Turismo dos Açores, a Universidade dos Açores e a Escola de Novas Tecnologias dos Açores.

O intuito é promover a transformação digital junto de start-ups, Pequenas e Médias Empresas e da comunidade empresarial em geral, dinamizando iniciativas em domínios de competência do Programa Europa Digital, nomeadamente em Inteligência Artificial, Computação de Alto Rendimento e Cibersegurança.

De entre os potenciais serviços a serem disponibilizados pelo FiiHUB – Azores DIH destaca-se a formação para a utilização dos ‘facilitadores de serviços’ e a certificação a FIWARE.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia esteve presente e assumiu que a criação do polo é “um contributo líquido para o ecossistema empresarial” do arquipélago porque “permite criar condições de acesso às tecnologias e às novidades na área do digital que, de outra forma, não seria possível”.

A sessão teve a intervenção dos representantes das diversas entidades parceiras: Arnaldo Machado, pela Associação Nonagon, João Lima, pela Escola de Novas Tecnologias dos Açores, Carlos Santos, do Observatório de Turismo dos Açores, Mário Fortuna, da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Gabriela Queiroz, em representação da Universidade dos Açores e Bruno Pacheco, pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

“O Acordo de Parceria que hoje assinamos tem como objetivo promover e dinamizar a operacionalização de um Pólo de Inovação Digital nos Açores, pretendendo-se que as várias entidades que integram o consórcio fundador, atuem de forma concertada e cooperem no sentido de dotar este Pólo de Inovação Digital de competências que lhe permitam desempenhar um papel ímpar na digitalização da economia açoriana”, referiu Arnaldo Machado, Presidente do Conselho de Administração da Associação Nonagon.

Bruno Pacheco adiantou ainda que o Azores DIH “está a preparar-se para apresentar uma candidatura, em consórcio, ao programa Europa Digital para integrar a rede de European Digital Innovation Hubs”.

DL/Nonagon/DRCT

Categorias: Local

Deixe o seu comentário