Neurocientista luso-brasileiro, Fabiano de Abreu lança livro com acesso gratuito para estudantes

Objetivo é estimular o conhecimento em torno das potencialidades do cérebro

© D.R.

O neurocientista luso-brasileiro, Fabiano de Abreu, lançou o livro “Razão da vida: As células do sistema nervoso”, que será distribuído gratuitamente a todos os estudantes interessados. Para isso, basta contacta o autor pelas suas redes sociais.

“O que é ser um neurocientista? Segundo regras internacionais é necessário que haja uma graduação equivalente, mestrado e/ou doutorado em neurociências e ter pesquisas e artigos publicados. No entanto, atualmente essas regras têm sido deixadas de lado à medida que pessoas concluem a sua pós-graduação e se autodenominam neurocientistas”, explicou Fabiano de Abreu, Pós PhD em neurociências e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, que destacou ainda que o livro serve para “chamar a atenção para a importância dos estudos do cérebro humano e a necessidade de avançar nos estudos em neurociência”.

Estímulo ao surgimento e especialização de neurocientistas

Ao acreditarem que a pós-graduação é o ‘patamar necessário’ para se tornar um neurocientista, avança Fabiano de Abreu, “perdem-se diversas oportunidades de uma maior especialização na área e desestimulam os estudantes que se querem aprofundar em neurociências”.

“O livro está à venda, mas os universitários na área da saúde que me solicitarem através das minhas redes sociais forneço o livro gratuitamente. Uma das minhas metas na vida é levar conhecimento, procuro meios de incentivar a formatação desta cultura curiosa”, elucidou Fabiano de Abreu, que disse também a obra é interessante para quem “nutrem curiosidades sobre o cérebro humano e têm interesse em seguir na área”.

“O livro é uma excelente oportunidade para se conhecer um pouco mais sobre o estudo e o funcionamento desse órgão tão importante. A obra é destinada a biólogos, biomédicos, médicos, psicólogos e profissionais da saúde que podem basear-se neste conteúdo para aprimorar o conhecimento, no entanto, ele também é importante para curiosos com sede de conhecimento que querem aprender mais sobre o cérebro humano”, reforçou este especialista.

O desafio de trazer conteúdos profundos de forma didática

A neurociência contempla diversos estudos acerca do cérebro humano, o seu desenvolvimento e funcionamento, o que faz com que alguns conteúdos sejam muito complexos para serem explicados em poucas páginas, no entanto, é este desafio que Fabiano de Abreu está dedicado a superar.

“É um livro didático. Tentei colocá-lo de forma resumida, mas profunda, chamo de profundo o conteúdo completo, que se desenvolve a partir da origem. O livro é sobre a neuroanatomia dos neurónios e das células de suporte, assim como as substâncias relacionadas à vida como um todo, já que controlam o nosso humor, fome, emoções, sentimentos e também descrevo a relação dessas substâncias com as doenças e distúrbios mentais”, finalizou Fabiano de Abreu.

O livro “Razão da vida: As células do sistema nervoso” está disponível mundialmente na Amazon e Google Books, além de ser disponibilizado gratuitamente para estudantes da área da saúde.

Ígor Lopes

Categorias: Margens do Atlântico

Deixe o seu comentário