Navio-tanque encalha no ilhéu da Praia na Graciosa

© PA

O navio-tanque “São Jorge” encalhou esta madrugada de terça-feira, 8 de fevereiro, no ilhéu da Praia, na ilha Graciosa.

Segundo nota de imprensa enviada às redações, pela entidade Portos dos Açores (PA), o acidente marítimo ocorreu após a largada do porto da Praia da Graciosa e saída de bordo do piloto que o assistiu na manobra inicial.

Eram cerca de 23h30 horas, ainda na segunda-feira, quando se deu o alerta inicial para as autoridades portuárias e marítimas prestarem auxílio e acudirem à emergência.

A PA, em comunicado, refere que “foram empenhados prontamente a lancha de pilotos da administração portuária e feito regressar a bordo o piloto residente, que facilitou a manobra de emergência para o fundeadouro local, por forma a garantir que navio ficasse em águas safas”.

Do acidente resultaram “extensos danos nos propulsores e costado do referido navio, que levaram a franca entrada de água na casa das máquinas, a qual foi contida, por selagem da mesma. Foram ainda selados todos os tanques de combustível, contendo gasóleo e gasolina, garantindo-se preventivamente o perigo de acidente ambiental, junto à costa”, garante a entidade portuária açoriana.

A PA assegura ainda que foi ativado um plano de segurança, prevendo a deslocação de outros meios marítimos e recursos de combate à poluição para o local, com vista a permitir conter eventuais derrames que possam vir a verificar-se.

Atento à zona do acidente, fora da zona portuária, encontram-se as Capitanias dos Portos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória a coordenar a situação.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário