No Museu de Angra do Heroísmo (MAH), já no próximo sábado, 19 de fevereiro, pelas 15 horas, vai decorrer a inauguração da mostra “A Aviação e a Batalha do Atlântico – Uma Perspetiva à Escala”, enquadrada na dinamização da exposição “Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico”.
A mostra exibirá um modelo do Short Sunderland MK.III, uma aeronave britânica que se distinguiu na II Guerra Mundial no combate à ameaça dos submarinos alemães.
O modelo foi elaborado à escala por José Pedro Pires, que recentemente o doou ao museu, conjuntamente com outros modelos da sua autoria.
José Pedro Pires é um jovem enfermeiro terceirense que desenvolveu uma forte paixão pelo aeromodelismo e pela sua investigação histórica, tendo, nos últimos anos, montado dezenas de modelos de aviões, com grande rigor e impressionante detalhe, em colaboração com a prestigiada revista britânica Airfix Model World, líder do setor.
Aquando da inauguração, o aeromodelista fará uma comunicação intitulada “O Modelismo à Escala e a História”, em que abordará a prática desta modalidade, a investigação histórica e o colecionismo, contextualizando o papel da aviação na Batalha do Atlântico com incidência no desempenho do Short Sunderland MK.III.
De acordo com comunicado da Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, a iniciativa está integrada na 20.ª edição da rubrica “Museu Adentro”. Trata-se de um projeto do MAH que visa enriquecer a oferta expositiva com peças de valor estético, patrimonial e histórico oriundas da comunidade, pertencentes a privados ou a instituições.
DL
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta