“Museu Aberto” este sábado nos núcleos museológicos da Ribeira Chã

© CM LAGOA

Os núcleos museológicos da Ribeira Chã abrem as suas portas este sábado, 4 de junho, numa iniciativa intitulada “Museu Aberto”.

Segundo nota de imprensa enviada pela autarquia lagoense, a entrada é gratuita e visa incentivar a comunidade a visitar e conhecer cada um dos espaços museológicos que integram a rede do Museu de Lagoa-Açores.

Os interessados poderão conhecer os vários espaços museológicos que integram a rede do Museu de Lagoa – Açores, sendo que, este sábado, os núcleos museológicos da Ribeira Chã ficarão abertos ao público das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.

Os núcleos museológicos da Ribeira Chã são compostos pela Casa-Museu Maria dos Anjos Melo, pelo núcleo da Adega, pelo Quintal Etnográfico e pelo núcleo de Arte Sacra e Etnografia. 

O núcleo de Arte Sacra e Etnografia contempla três temáticas alusivas à vida do fundador, mais precisamente ao Pe. João Caetano Flores, à arte sacra que outrora pertenceu à antiga igreja paroquial, e à etnografia com os trajes tradicionais e as figuras cerâmicas concebidas pelo bonecreiro Luís da Luz Gouveia. A Casa-Museu Maria dos Anjos Melo, recria um ambiente doméstico típico da ruralidade micaelense do século XX relacionado com as vivências de Maria dos Anjos Melo e o Núcleo da Adega, destaca a cultura vinícola da Ribeira Chã, homenageando os vitivinicultores.

A câmara da Lagoa, através do Museu de Lagoa- Açores e no âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho, está a promover, no primeiro sábado de cada mês, a abertura de alguns dos seus núcleos museológicos.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário